Pós-graduação ou curso livre: qual a melhor opção?

pós ou curso livre
7 minutos para ler

Diante do grande desafio que é concorrer e garantir um ótimo espaço no mercado de trabalho, é importante ter em mente que a educação continuada tem que fazer parte do seu planejamento de carreira. Contudo, ao criar esse plano, é comum ficar em dúvida entre fazer pós ou curso livre para melhorar o currículo.

Ambos os tipos de capacitação são relevantes e válidos, porém, é preciso entender que eles geram impactos diferentes na carreira. Sendo assim, é fundamental conhecer as características de cada modalidade para tomar uma decisão que esteja mais alinhada aos seus objetivos e também ao momento profissional que você está vivendo.

Neste texto, você vai aprender mais sobre cada modalidade e como escolher entre elas. Continue acompanhando e aproveite! Boa leitura!

Como funciona o curso livre?

O curso livre faz parte da modalidade de Educação Profissional. Vale lembrar que, embora não sejam cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), eles têm base legal na Portaria Nº 008/02 e no Decreto nº 5.154/04. É importante mencionar que o MEC reconhece apenas os cursos que tenham duração mínima de 360 horas, e isso não desqualifica a modalidade livre.

Os cursos livres têm duração variável, indo desde algumas poucas horas até alguns meses, e são cursos que não exigem nenhuma comprovação de escolaridade. As próprias instituições de ensino que ofertam os cursos é que emitem os certificados de conclusão, mas isso não significa que esses cursos dispensam os critérios acadêmicos que são usados nas modalidades da educação superior, certo?

Esse tipo de curso é mais recomendado para os profissionais que estão em busca de qualificação em um período mais curto, sem, no entanto, desejar o recebimento de um diploma na conclusão do curso. Além disso, são ideais para as pessoas que querem uma especialização acessível financeiramente, para aqueles que estão começando no mercado de trabalho ou ainda para quem deseja simplesmente aprender algo novo ou ainda aperfeiçoar um conhecimento.

Os cursos livres oferecem vários benefícios. O primeiro e, talvez, o mais importante, é o período de duração. Afinal, você pode aprender sobre um assunto sem precisar perder muito tempo estudando disciplinas que não são relevantes para sua profissão. O foco é no que você realmente precisa naquele momento.

Muitas vezes, esse tipo de curso é ofertado a distância, o que também traz inúmeras vantagens, como mensalidade mais acessível, a oportunidade de assistir às aulas mais de uma vez, economia de tempo e flexibilidade para fazer e entregar as atividades e as avaliações.

Alguns cursos livres essenciais para sua área que a Pólis Cursos oferta são os seguintes:

  • Inclusão, Readaptação e Reabilitação Profissional, na modalidade EaD (Ensino a Distância), com duração de 15 horas;
  • Oncologia Pediátrica, na modalidade presencial, com duração de 3 dias.

Como funciona a pós-graduação?

A primeira informação a ser destacada sobre a pós é que ela pode ser lato sensu ou stricto sensu. No primeiro caso, temos o MBA (Master in Business Administration) e as especializações e, no segundo, temos os programas de mestrado e de doutorado. É importante ressaltar que, independentemente da categoria escolhida, para cursar uma pós-graduação é preciso, obrigatoriamente, ter ensino superior completo.

Os cursos lato sensu oferecem um certificado de participação na conclusão. A duração desses cursos normalmente é maior do que a de um curso livre, pois devem ter, no mínimo, 360 horas de duração, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância.

As aulas são ideais para as pessoas que querem se tornar um especialista ou se aprofundar sobre determinado assunto. Já o MBA é voltado para aqueles que já têm experiência no mercado de trabalho e que desejam adquirir conhecimento na área de gestão e de administração de negócios. 

A pós-graduação stricto sensu oferece um diploma na conclusão do curso e os estudantes que recebem um título, como o de mestre ou de doutor. O mestrado geralmente dura entre um e dois anos, enquanto o doutorado dura em torno de dois a quatro.

A pós-graduação é ideal para quem já tem uma noção maior sobre a área que quer atuar. O aluno vai precisar de um tempo maior para estudar, fazer provas, seminários e trabalhos, por exemplo. Além disso, vai precisar ter consciência que investirá mais recursos para fazer o curso. No entanto, vale muito a pena, pois ao final, ele vai ser reconhecido como especialista, mestre ou doutor, o que obviamente agrega um grande valor ao seu currículo. 

Podemos citar algumas pós-graduações relevantes da Pólis Cursos para sua área. Confira:

  • Medicina de Urgências e Emergências, na modalidade presencial, com uma duração de 18 meses;
  • Medicina do Trabalho, na modalidade EaD, com duração de 24 Meses + TCC;
  • Perícia Médica, na modalidade EaD, com duração de 12 meses;
  • Enfermagem em Urgências, Emergências e Trauma, na modalidade presencial, com duração de 12 meses.

Qual é a melhor opção: pós ou curso livre?

Para decidir qual desses cursos você precisa fazer, o mais indicado é fazer uma análise das vantagens de cada um para a carreira que você deseja construir, além, é claro, de considerar o momento no qual você se encontra. Você pode começar um curso livre ainda durante a graduação. Já as pós-graduações, essas precisam aguardar a formatura e o começo da vida profissional, por exemplo.

Saiba que unir esses dois tipos de capacitação pode ser extremamente benéfico para a sua carreira. É claro que em um primeiro momento a ideia de realizar os dois cursos ao mesmo tempo pode parecer bastante complexa e pesada, mas é importante considerar que, como o curso livre é mais leve e exige menos tempo, pode sim ser feito em conjunto. 

Além disso, para potencializar sua pós-graduação, você pode iniciar cursos livres de disciplinas complementares. O ideal é sempre estar em movimento, aberto a novidades e aprendendo cada vez mais, afinal de contas, o mercado de trabalho está muito competitivo e exigente, exigindo profissionais qualificados e completos. 

Então, se você quer se destacar no mercado de trabalho, saiba que uma opção não exclui a outra. Quanto mais aprendizado você adquirir e quanto mais capacitado você for, melhores e maiores vão ser as oportunidades na sua profissão.

Enfim, podemos concluir que as duas modalidades são excelentes opções. A escolha vai depender do seu objetivo com cada um dos cursos e também do momento no qual você se encontra na sua carreira. A dica é não se preocupar em decidir se vai fazer pós ou curso livre, mas sim quando você vai fazer cada um deles.

E aí, ficou interessado e quer começar agora mesmo a sua pós ou curso livre? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer nossas opções!

Você também pode gostar

Deixe um comentário