Especialização em medicina: 5 áreas que você pode escolher!

4 minutos para ler

Atualmente, cursar uma especialização em medicina é imprescindível para o profissional. Com a concorrência aumentando a cada dia e a tecnologia exigindo mais capacitação, os especialistas são muito valorizados e, assim, podem conquistar salários e posições melhores no mercado.

No entanto, para isso, é importante escolher uma escola renomada e um curso diferenciado para se destacar diante de outros médicos. Quer conhecer as áreas mais promissoras da atualidade? Acompanhe o nosso post!

1. Medicina de trabalho

A https://blog.poliscursos.com.br/medicina-do-trabalho/ é uma área muito promissora da medicina, oferecendo um amplo mercado de trabalho para os profissionais. A demanda é constante, visto que a NR 7 da Secretaria de Trabalho exige que os empregados se submetam a exames médicos na admissão, na demissão e periodicamente.

Na sua atuação como médico do trabalho, você deverá prestar uma assistência integral, com atividades como:

  • realização de anamneses e exames físicos detalhados, para diagnosticar a aptidão física e psíquica de uma pessoa ao trabalho;
  • realização de consultas médicas periódicas, a fim de diagnosticar se a exposição ocupacional a determinantes de adoecimento está comprometendo a saúde do indivíduo;
  • condução de https://blog.poliscursos.com.br/medicina-do-trabalho/ trabalhistas e previdenciárias;
  • em alguns casos, podem também ser executadas vistorias no ambiente de trabalho com a finalidade de inspecionar condicionantes a determinadas patologias, como as colagenoses, lesões por esforço repetitivo etc.

No curso de especialização, você terá a oportunidade de aprender várias matérias com abordagem interdisciplinar. Por exemplo, em Psicologia do Trabalho, há o estudo dos principais estressores ocupacionais e as medidas para preveni-los. Em Legislação Trabalhista e Previdenciária, é possível aprender os principais conceitos jurídicos para orientar seus pacientes corretamente para a requisição de benefícios e para a elaboração de laudos completos.

2. Anestesia cardiovascular e torácica

A medicina, a cada dia, torna-se mais subespecializada. Com o surgimento das novas tecnologias, é preciso ter profissionais com conhecimento técnico aprofundado para a execução e o acompanhamento de exames e procedimentos. Esse é justamente o caso da anestesia cardiovascular e torácica.

Os centros de cardiologia realizam cirurgias extremamente complexas com uso da robótica, de circulação extracorpórea etc. Assim, o domínio de técnicas de estabilização hemodinâmica se torna essencial. Desse modo, o conhecimento geral de anestesia pode não ser suficiente para a prestação de um serviço de excelência.

3. Urgência e emergência

Outra área com grande demanda é a medicina de urgência e emergência. Há, atualmente, uma carência de profissionais com qualificação adequada para fazer o atendimento nas primeiras horas de condições com alto risco de mortalidade.

Muitas vezes, os hospitais acabam recorrendo a generalistas, o que compromete o cuidado com o paciente. Desse modo, os centros de excelência buscam especialistas com pós-graduações renomadas no mercado.

4. Medicina do esporte

Com cada vez mais pessoas incentivando e praticando esportes, o mercado para o médico de esporte cresceu bastante. Afinal, ele é o profissional mais qualificado para o diagnóstico da aptidão física a determinada prática e para a orientação de uma dieta adequada, por exemplo. Além disso, você poderá orientar atletas em relação a doping, bons hábitos de vida, traumas, entre outros.

5. Medicina de família e comunidade

A atenção primária — tanto no setor público quanto no privado — tem crescido significativamente. Afinal, é essencial ter um profissional resolutivo, capaz de um atendimento longitudinal, acompanhando o paciente e sua família por toda a sua vida.

Assim, ele pode cuidar das condições mais frequentes nas crianças, adolescentes, idosos, adultos e grávidas. Esse profissional precisa ser capacitado para a promoção de bons hábitos de vida, cuidado de doenças crônicas, acompanhamento pré-natal, planejamento em saúde, entre outras áreas.

Concluir uma especialização em medicina é, portanto, uma das principais ações para a sua valorização profissional. Então, não deixe de buscar uma instituição que tenha credibilidade no mercado, com professores famosos em suas áreas e extremamente capacitados, como os da Pólis Cursos.

Quer saber mais sobre a nossa metodologia e os cursos oferecidos? Não deixe de entrar em contato com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário