Como é o curso de pós-graduação em anestesiologia

4 minutos para ler

Após a formação básica em medicina, é interessante aproveitar a oportunidade para conhecer novas possibilidades de formação e especializar-se em uma área de atuação. Há diversas oportunidades disponíveis no mercado atualmente, segundo o seu interesse. E um dos campos que tem crescido é o de anestesiologia.

Contudo, para fazer um curso nessa área, é fundamental saber o que encontrará em seu caminho, para tomar uma decisão melhor acertada. Confira a seguir como é o curso de pós-graduação em anestesiologia e tire suas dúvidas sobre o tema.

Por que realizar uma pós-graduação em anestesiologia?

A pós-graduação em anestesiologia é uma ótima opção para aqueles profissionais que desejam entrar em uma área cada vez mais demandada, principalmente pela extensão no número de hospitais e, também, com o quadro de pandemia.

Isso porque, como se sabe, nos casos mais graves, torna-se necessário realizar a sedação dos pacientes para intubação. E para isso, o anestesista precisa estar presente. Um dado importante: está em falta no mercado profissionais para atuarem nessa área.

Como é o curso de pós-graduação em anestesiologia?

Bom, agora vamos à pergunta mais importante: como é o curso de pós-graduação em anestesiologia? O curso, diferentemente da residência, possui duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas. Nele, você terá conhecimentos teóricos e práticos para atendimento à população para o exercício pleno para lidar com situações que precisam lidar com sedação.

Além disso, o profissional aprenderá questões relacionadas com a prática em terapia intensiva e alívio de dores crônicas. Isso é importante para trazer maior conforto em casos nos quais os pacientes tenham problemas desta natureza – por exemplo, para tratamentos paliativos de quadros terminais.

Pós graduação em anestesiologia

Algumas das disciplinas que você encontrará na pós-graduação em anestesiologia são:

  • Anestesia para cirurgia cardíaca;
  • Anestesia para cirurgia cardiovascular;
  • Ecocardiografia perioperatória básica;
  • Anestesia e circulação extracorpórea;
  • Anestesia para cirurgia torácica;
  • Unidade de terapia intensiva, entre outras.

Além do conhecimento teórico sobre essas questões, você terá o aprendizado prático, o que é fundamental para poder atuar de forma segura. Afinal, você terá orientação com especialistas da área e, assim, poderá tirar suas dúvidas no dia a dia, antes de começar a atuar por conta própria. Isso poderá trazer maior segurança para o seu dia a dia, após a formação.

É importante lembrar que a pós-graduação pode conceder, também, o título de especialista para os profissionais, tal como a residência. Contudo, diferentemente dessa, é preciso que o aluno, após a formação, realize a prova de RQE (Registro de Qualificação de Especialização), uma qualificação complementar, tão necessária quanto o registro no CRM. Por meio disso, é possível atuar como especialista em anestesiologia.

Como escolher o melhor curso de pós-graduação em anestesiologia?

Como você viu anteriormente, o curso de pós-graduação em anestesiologia é uma opção interessante para quem deseja investir e oportunidades importantes para sua carreira. Mas então, como escolher o melhor curso? Alguns pontos a serem observados são:

  • Corpo docente de excelência, com experiência na área;
  • Parceria com grandes universidades (por exemplo, nós somos parceiros da Universidade de Taubaté – a UNITAU);
  • Facilidade na comunicação com a coordenação.

Nós da Polis Cursos temos uma formação incrível para você que deseja tornar-se um profissional melhor preparado para essa área. Conheça mais sobre o nosso curso em nosso site e tire suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário