5 atribuições do SESMT dentro da empresa

Total
0
Shares

O SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) é uma equipe formada por profissionais especializados da área de saúde e segurança do trabalho e que possuem atribuições fundamentais nas organizações. Por isso é fundamental que você esteja atento para compreender quais são suas atribuições e, assim, ter melhores resultados na proteção dos profissionais das empresas.

Confira quais são as 5 atribuições do SESMT dentro dos negócios e tire suas dúvidas sobre o tema.

1. Redução de riscos operacionais

Uma das principais funções do SESMT é, justamente, identificar e reduzir os riscos operacionais. Por meio de um controle sistêmico e eficiente, os profissionais podem identificar quais são os pontos de risco e, assim, desenvolverem medidas de contenção, mitigação e resposta ao risco, caso ele se efetive.

2. Gestão de EPI

Tanto profissionais de saúde quanto engenheiros e técnicos podem ser responsáveis pela gestão de Equipamentos de Proteção Individual. A partir da avaliação dos riscos existentes, é possível definir quais são os itens que precisam ser fornecidos caso a caso, protegendo os profissionais.

Além disso, o SESMT também atua na fiscalização do uso, treinamento para o uso adequado dos itens e, também, controle de estoque e reposição dos itens, auxiliando na proteção da saúde do trabalhador.

3. Elaboração do PCMSO

O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional é um documento fundamental para auxiliar a prevenir eventuais problemas nos locais de trabalho. É um programa que traça diretrizes a serem adotadas nos negócios para minimizar riscos e avaliar dados importantes sobre riscos dos profissionais aos quais eles estão expostos no dia a dia.

Seus objetivos são prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar eventuais problemas que possam causar danos à saúde dos colaboradores. Essa elaboração deve estar alinhada com outras questões do ambiente interno da empresa no que diz respeito à Saúde e Segurança do Trabalho.

sesmt

4. Atuar lado a lado com a CIPA

Com o conhecimento técnico, os profissionais que atuam no SESMT podem auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no dia a dia de suas atividades. Assim, podem ser grandes aliados na elaboração da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Assim, podem auxiliar a traçar diretrizes, fornecer dados para a comissão, auxiliar a tirar dúvidas e, com isso, tanto colaboradores internos quanto profissionais de saúde e segurança do trabalho podem trabalhar juntos para minimizar riscos operacionais.

5. Prestar os primeiros socorros

Outra atribuição fundamental para os profissionais da área é, justamente, ser o primeiro a agir em caso de acidentes ocorridos dentro da empresa. Assim, se uma pessoa se machucar ou tiver um mal súbito, os profissionais de saúde do SESMT, bem como demais presentes no corpo do grupo, podem atuar para auxiliar a pessoa e minimizar maiores complicações.

Vamos supor que um dos funcionários passa por um mal súbito e precise de passar por manobras de massagem cardiorrespiratória enquanto o suporte de emergência não chegue. Aqueles que compõem a SESMT podem realizar as intervenções necessárias e, assim, até mesmo salvar a vida daquele profissional.

O SESMT possui atribuições fundamentais nos negócios e, portanto, deve ser formado por profissionais altamente especializados, capazes de atender a essas demandas. Para isso, é fundamental terem uma formação de excelência.

Se você é médico e deseja trabalhar na área ocupacional, conheça nossa pós em medicina do trabalho! Temos certeza de que ela auxiliará no seu dia a dia profissional.

Entre em nosso site e saiba mais!

You May Also Like