4 atividades da metodologia ativa para aplicar no seu plano de aula

3 minutos para ler

A metodologia ativa tem se tornado cada vez mais utilizada nas instituições de ensino para trazer modos de aprendizagem mais modernos e mais condizentes com os tempos atuais (o que é uma de suas grandes vantagens). A transformação digital trouxe maiores potencialidades de buscar informações por conta própria e isso passa também para a pedagogia, em consonância, muitas vezes, com o ensino híbrido.

Com isso, você traz uma maior autonomia para os seus alunos e os inserem dentro desse cenário novo no qual é possível buscar as informações de forma facilitada. E isso deve ser estimulado pelos professores.

Mas como trazer a metodologia ativa para sua rotina de ensino? Vamos trazer 4 exemplos de atividades que você pode incorporar no seu plano de aula. Confira a seguir.

1. Situação problema

Nessa atividade, os professores trazem um problema que não está ainda completamente estruturado e, dentro de uma metodologia ativa, propõe que os alunos elaborem possíveis resoluções, sejam elas estruturadas de forma prática ou não.

Isso pode ser interessante para que os alunos possam buscar formas de aplicação prática daquilo que estão aprendendo com os conteúdos teóricos. Com isso, conseguem visualizar como aplicar aquilo na realidade.

Por exemplo, ao ensinar sobre energias renováveis, os professores podem trazer uma atividade na qual eles devem propor soluções para conseguir unir sustentabilidade e rentabilidade. Com isso, é possível fazer com que eles entendam na prática aquilo que aprenderam na teoria, bem como desenvolvem habilidades de resolução de problemas.

2. Mão na massa (Hands On)

Esse tipo de atividade é aquela na qual você estimula os estudantes a colocar a ”mão na massa”, ou seja, construir ou fazer algo por conta própria. Por exemplo, incentive os alunos da turma a produzirem algo que está relacionado com a disciplina. Se você é professor de biologia, pode incentivar a construção, por exemplo, de uma estufa, se isso for o tema da aula.

Esse tipo de ação pode auxiliar a desenvolver:

Autonomia;

  • Criatividade;
  • Senso crítico;
  • Proatividade;
  • Iniciativa;
  • Trabalho em equipe, entre outros.

É importante que isso esteja alinhado com o planejamento de aula no dia a dia. Com isso, é possível unir prática e teoria.

metodologia ativa

3. Hackathon

Muitas escolas hoje trabalham com ensino de programação para crianças desde o início das atividades. E, com isso, uma forma de incentivar a prática, por meio da metodologia ativa, é com uma experiência de hackathon.

Fora do contexto de ensino, trata-se de uma maratona de programação, na qual estimula-se o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas, realizado por profissionais da área. Mas pode ser adaptado para o contexto escolar.

Os professores podem propor um problema, de acordo com o nível de conhecimento dos alunos e gerar uma maratona, na qual pode-se premiar aqueles que oferecerem a melhor solução para a questão. Isso estimula:

  • Criatividade;
  • Espírito de equipe;
  • Cooperação;
  • Sentimento de inovação, entre outros.

Essas são algumas propostas de atividades que estamos trazendo para você e que podem ser implementadas no seu dia a dia na escola. Quer outros exemplos que também podem ser interessantes?

Então baixe nosso material produzido especialmente com 6 atividades para você fazer com seus alunos! Não perca!

Você também pode gostar

Deixe um comentário