especialidades médicas

Conheça as 4 especialidades médicas em alta

Total
0
Shares

Ao formar, um dos dilemas mais comuns dos novos médicos é, justamente, escolher uma área de especialização para atuar. Isso é fundamental, principalmente, para começar a trilhar o caminho para este fim, já que é preciso investir em uma residência e/ou uma pós-graduação.

Essa não é uma escolha fácil e deve envolver uma série de critérios. Um deles é o maior número de oportunidades disponíveis. Conheça, portanto, as 4 especialidades médicas em alta e aproveite para tirar suas dúvidas sobre qual área escolher. Boa leitura.

1. Anestesiologia

Nós percebemos, atualmente, que a anestesiologia é uma área fundamental para a medicina. Isso ficou muito claro com a pandemia do novo coronavírus, em um momento no qual este tipo de situação gerou uma maior demanda por essa especialização.

Afinal, eles são aqueles que atuam no processo de sedação dos pacientes que serão entubados, conferindo-lhes maior conforto para o procedimento. Por isso, a ausência sentida desses especialistas motivou muitos profissionais a realizarem a especialização nessa área.

Eles também são fundamentais nas ações em centros cirúrgicos e, também, para cuidados paliativos, quando há problemas de dores crônicas severas, oferecendo maior conforto.

especialidades médicas

2. Médico da família

Cada vez mais a medicina da família é uma das especialidades médica em alta mais procuradas. Isso porque há um aumento da demanda por profissionais da atenção primária, principalmente, porque entende-se como essa área é fundamental para a proteção dos pacientes.

Afinal, os médicos de família atuam no acompanhamento das famílias da região, realizando os acompanhamentos necessários, bem como orientando-os para evitar que doenças sejam desenvolvidas e garantindo a proteção de todos.

Além disso, há a importância de criar projetos de políticas públicas para que a comunidade possa ter maior proteção à saúde. Por exemplo, pensar em formas de trazer infraestrutura de saneamento básico para região e, caso ela seja deficitária nisso, conseguir criar mecanismos de maior controle de higiene, dentro do possível para a região, para minimizar ocorrência de patologias complicadas.

3. Médico do trabalho

O Brasil é um dos países que mais possui processos trabalhistas. E um dos profissionais que está envolvido nessa situação, principalmente, para proteger os colaboradores e identificar eventuais problemas desta natureza. Por isso, a medicina do trabalho é uma das especialidades médicas que estão em alta no momento.

As empresas, justamente, para evitar este tipo de situação, tem buscado trazer profissionais para realizar avaliações internas e minimizar ocorrências de situações que possam gerar instabilidade e insegurança para os colaboradores. Por isso, quem deseja encontrar uma área com forte tendência de crescimento, essa é uma ótima oportunidade.

4. Perícia médica

Outra especialidade médica que tende a ter um grande crescimento nos próximos anos é a de perícia médica. Afinal, temos uma grande defasagem atualmente nessa área no INSS e a tendência é que, em breve, ocorra um concurso para suprir uma parte dessa ausência.

Por isso, podemos aguardar, em breve, um concurso com alto número de vagas para essa área. Para que você tenha uma ideia sobre isso: o INSS como um todo tem, hoje, demanda de 21 mil funcionários para conseguir suprir os atrasos existentes. Vale lembrar que o salário inicial para médico do INSS é R$ 10.616,14 atualmente.

Escolher uma dessas especialidades médicas pode ser um grande desafio, não é mesmo? Mas qual delas é mais a sua cara? Confira nosso quiz e veja qual tem mais a sua cara!

You May Also Like