médica olhando para câmera

Como é o trabalho de um médico especialista em medicina do trabalho

Total
0
Shares

Um dos pontos fundamentais para que você possa escolher a sua especialização, após se formar em medicina, é identificar como funcionam as rotinas de trabalho. Assim, é possível garantir uma escolha mais eficiente e que esteja mais alinhada com suas perspectivas e objetivos profissionais.

Hoje nós vamos mostrar como é o trabalho de um médico especialista em medicina do trabalho e tirar suas principais dúvidas sobre como atua o profissional nessa área. Continue lendo e aproveite para saber mais sobre uma área cada vez mais promissora na medicina.

Fiscalização das condições de trabalho

O profissional que atua na área de medicina do trabalho tem um papel fundamental de fiscalizar as atuais condições da empresa e analisar se está sendo cumprido os requisitos legais para proteção dos envolvidos, tais como:

  • Redução de insalubridade;
  • Uso de EPI;
  • Atendendo normas de biossegurança;
  • Adoção de ergonomia de trabalho, entre outros.

Criação de ações de promoção da saúde ocupacional

Além de uma ação fiscalizadora e controladora, o profissional de medicina do trabalho atuará com o objetivo de criar ações de promoção à saúde dentro da empresa. Algumas questões importantes que ele pode trazer são:

  • implementar um plano de cuidados à saúde internamente na empresa;
  • aplicar medidas que auxiliem em melhores cuidados à saúde, por exemplo, adotando a ginástica laboral durante pausas nas atividades de trabalho;
  • criar materiais educativos que auxiliem na adoção de melhores práticas de saúde nas empresas, entre outros.
medicina do trabalho

Realização de perícias, auditorias e sindicâncias

Em casos de problemas ocorridos dentro do ambiente laboral, o profissional de medicina do trabalho deverá atuar para identificar, por meio de perícias, auditorias e sindicâncias se há responsabilidade da empresa sobre o ocorrido, ou se há algum tipo de erro por parte do colaborador que contribuiu com a questão.

Por exemplo, quando um colaborador alega estar com LER (Lesão por Esforço Repetitivo) devido às atividades de trabalho ou, então, quando há algum tipo de acidente de trabalho, será o médico do trabalho o responsável por realizar o processo de perícia, auditoria ou sindicância e elaborar o relatório que deverá ir para a diretoria e, também, a ser cadastrado no eSocial, notificando o ocorrido.

Cumprimento da legislação trabalhista vigente

A legislação trabalhista possui uma série de Normas Regulamentadoras, que oferecem o suporte para que as empresas possam proteger os colaboradores em suas atividades, mantendo a sua qualidade de vida e bem-estar. E para algumas das normas, será o médico do trabalho o responsável pela sua implementação.

É o caso, por exemplo, da elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO), estabelecido pela NR 07, que elabora a obrigatoriedade de elaborar e implementar o programa, que auxilia no controle da saúde ocupacional.

Assistência e tratamento de doenças

Outro ponto importante da atuação por parte do profissional de medicina do trabalho é realizar a assistência e tratamento de doenças dos colaboradores internos. Quer ver um exemplo disso?

Um colaborador apresenta uma queda de pressão durante as atividades internas e, assim, precisa de assistência por parte da equipe médica. O profissional de medicina do trabalho será o responsável pelo acolhimento e resolução da questão, cuidando daquele colaborador, já que é responsabilidade da empresa mantê-lo em condições saudáveis, com bem-estar.

O trabalho de um médico em medicina do trabalho é extenso, permitindo a realização de uma série de atividades nas rotinas produtivas. Por isso, esteja atento e faça uma boa pós-graduação para tornar-se um profissional de excelência.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais e leve-o para outros colegas da área de medicina.

You May Also Like