médico fazendo anotações ao lado de um notebook

4 formas de um médico crescer na carreira

Total
0
Shares

A medicina é uma área promissora de atuação, sendo conhecida, tradicionalmente, como potencializadora de sucesso por quem deseja começar uma carreira de sucesso e melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, estar nessa área é, também, empreender, e todos querem encontrar formas de crescer continuamente, não é mesmo?

Mas como um médico pode fazer isso e crescer na carreira, de fato? Quais são os principais passos que podem ser tomados? Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o tema a seguir.

1. Priorize um atendimento humanizado

Esse ponto vai além de crescer na carreira – diz respeito a ser, também, um profissional ético e responsável junto aos seus pacientes. O atendimento humanizado, assim, tem uma função importante: ouvir o paciente e enxergá-lo como um ser humano e, não, apenas como um conjunto de sintomas.

Os pacientes sentem, cada vez mais, demanda por esse tipo de visão e tendem tanto a voltar para novas consultas o indicam para amigos e familiares, por sentirem confiança em seu atendimento. Com isso, você aumenta o número de pacientes e ganha uma melhor reputação em sua região.

2. Tenha um bom networking

Para quem está começando, é fundamental ter uma boa rede de conhecidos para crescer na carreira. Outros profissionais, de outras especialidades, podem indicar você para resolver questões que são pertinentes a sua área de atuação e, assim, começar a construir um portfólio de clientes consistente.

Por exemplo, se você é mastologista, conhecer ginecologistas faz com que eles possam encaminhar pacientes que passaram por exames de controle e precisam acompanhar algumas alterações mais de perto com especialistas.

3. Produzindo conteúdo de qualidade nas redes sociais

As redes sociais são, cada vez mais, um bom espaço para os diversos profissionais que desejam crescer na carreira e, assim, tornarem-se bem-sucedidos. E na medicina, não é diferente. Esses espaços podem servir para educar os pacientes sobre questões importantes e posicioná-lo como uma autoridade em sua área de atuação.

Contudo, é fundamental ter atenção para um ponto: o Conselho Federal de Medicina define regras específicas para publicidade na área médica, já que estamos lidando com a saúde de pacientes. Assim, algumas regras são:

  • toda peça publicitária (e inclui-se as publicações em redes sociais) deve ter: nome do médico, área de atuação registrada no CRM, registro no CRM, número de registro de qualificação de especialista (RQE), quando necessário;
  • são proibidas fotos de antes e depois de procedimentos realizados pelos médicos;
  • são proibidas selfies em locais de trabalho, pois quebra anonimato e privacidade, que são princípios da área médica;
  • não pode ocorrer promoção de equipamentos e aparelhagens;
  • deve-se evitar expressões adjetivadas nas comunicações;
  • todo conteúdo divulgado deve ter embasamento científico comprovado.

4. Fazendo uma pós-graduação

Se você deseja crescer na área médica, deve investir em qualificação. Cada vez mais isso é um diferencial importante para conseguir a confiança dos seus pacientes e expandir sua área de influência. Quer ver um exemplo?

Um clínico-geral não tem a mesma influência de atuação, por exemplo, de um especialista em oncologia, assim como dentro da própria área específica, podemos ter ainda outros aprofundamentos que o destacarão como profissional.

Com isso, a pós-graduação torna-se uma opção interessante para atualizar conhecimentos, gerar maior qualificação em uma área específica, trazer mais pacientes para seu consultório, ensiná-lo sobre técnicas mais modernas, entre uma série de outras questões.

Para crescer na carreira, é interessante pensar em estratégias interessantes para potencializar seu nome e imagem na área. Com essas dicas, você consegue construir uma trajetória de sucesso e melhorar sua qualidade de vida.

Achou essa perspectiva interessante? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve-o para outros colegas que podem ter interesse no tema.

You May Also Like