Tudo que você precisa saber sobre a prova de título de medicina!

pessoas fazendo prova de título de medicina
6 minutos para ler

Ao terminar a graduação de medicina, o desejo de muitos recém-formados é buscar especialização em alguma área. Além dos jovens médicos, aqueles mais experientes também estão em constante capacitação.

A fim de regulamentar a atuação do profissional na área desejada, existe a chamada prova de título de medicina. Na jornada acadêmica, constantemente os indivíduos são testados por meio de teorias, práticas, entre outros critérios. Na prova de título não é diferente!

Preparamos este conteúdo para ajudar você, que deseja obter o título de especialista, a seguir os passos corretos rumo à meta. E você, que ainda não almeja a especialização, que tal começar a aprender sobre o processo? Continue a leitura!

Entenda o que é prova de título de medicina

Assim como em diversas etapas na vida, é necessário passar por um processo de testes para ser considerado um médico especialista. Estamos falando da prova de título, cuja responsabilidade de gerenciamento fica a cargo de cada órgão responsável por determinada especialidade.

Dessa forma, as sociedades médicas organizam o processo para atribuir o título de especialista ao candidato. A organização vai desde a formulação do cronograma até elaboração da prova, métodos de correção e análise de currículo, entre outros.

É importante ressaltar a necessidade de verificar se o Ministério da Educação e o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhecem a especialidade que você deseja fazer. Você pode conferir a lista completa, assim como o tempo de formação para cada uma delas!

Descubra como funciona o processo

Considerando as diversas áreas reconhecidas pelo CFM, é preciso ressaltar que cada uma delas apresenta características específicas para a prova de título. De modo geral, as provas ocorrem anualmente, com a publicação de um edital que descreve cada processo.

Prazos

Como dito, cada prova acontece apenas uma vez ao ano. Por isso, é tão importante seguir rigorosamente os prazos, a fim de não adiar o sonho de tornar-se especialista por um erro de planejamento.

Fique de olho nas datas de início e término das inscrições, bem como nos dias e locais da prova. Adiantamos que geralmente os processos ocorrem em mais de uma etapa e é preciso conferir o dia de cada um deles.

Pré-requisitos

Nós vamos comentar sobre os principais pré-requisitos, mas reforçamos que cada sociedade adota determinada metodologia. Por isso, confira sempre o edital saber quais são os critérios estabelecidos!

O cadastro no CFM é uma exigência básica, assim você comprova ser apto para exercer a medicina. Algumas provas exigem tempo mínimo de obtenção do registro no conselho. Outro pré-requisito é já ter realizado residência médica ou pós-graduação. No segundo caso, ela deve ser latu sensu credenciada.

Ambas as capacitações contribuem para o último pré-requisito: ter cumprido com um tempo mínimo de atuação na área desejada. A carga horária da pós pode ser aceita, vai depender do que preza o edital.

Saiba como se preparar para a prova

Estando ciente dos prazos e pré-requisitos, você deve estar se perguntando quais conhecimentos serão cobrados. Assim como no tópico acima, tais aspectos também serão definidos pela sociedade responsável pela prova.

Fato é que tudo isso estará devidamente especificado no edital lançado, com a bibliografia indicada, assim como as fases do processo. Nessa perspectiva, existem algumas etapas que podem compor a avaliação:

  • prova teórica;
  • prova prática;
  • prova de habilidades;
  • análise curricular.

No geral, a prova teórica é composta por questões de múltipla escolha, voltada para o conhecimento técnico da área. No teste prático, podem ser utilizadas imagens, vídeos e casos clínicos. Já na parte de habilidades, podem ser feitas simulações realísticas a fim de avaliar a performance do profissional naquela área.

Sabemos que momentos nos quais o conhecimento é testado, a pessoa pode ficar nervosa e isso influenciar no desempenho. Assim, a análise curricular busca contemplar as realizações ao longo da vida acadêmica e profissional daquele indivíduo.

Considerando as informações, é preciso planejar cuidadosamente como será a preparação para a prova. Estabeleça uma rotina de estudos e siga com bastante disciplina rumo ao objetivo de conseguir o título de especialista. Além disso, escolha com sabedoria qual caminho você deseja seguir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conheça a Pólis Cursos

Vimos que um dos caminhos — e pré-requisito — para a prova de título de medicina é realizar uma pós-graduação.

A Pólis Cursos é uma das empresas que atua no segmento. Com metodologias presencial e à distância, a instituição capacita os profissionais para a atuação na área e, consequentemente, obtenção do título de especialista.

Cursos oferecidos

Como vimos, existe tanto o ensino presencial como também o remoto. No primeiro caso, podemos listar dois cursos:

  • medicina do trabalho: visa capacitar o médico para atuar na promoção e na assistência à saúde dos trabalhadores;
  • medicina de urgências e emergências: aprimora o conhecimento sobre como atuar em situações nas quais há risco iminente de vida.

Já no ensino à distância, são oferecidos os seguintes cursos:

  • anestesia cardiovascular e torácica: busca capacitar anestesistas para uma abordagem mais específica cada vez mais demandada pelos grandes centros de saúde;
  • perícia médica: prepara o indivíduo para realizar o exame médico-pericial, que busca identificar relações de causa e efeito;
  • medicina do trabalho;
  • perícia médica + medicina do trabalho (2 cursos em 1).

Diferenciais da instituição

O primeiro grande diferencial da Pólis já foi citado: a oferta de cursos tanto na modalidade presencial como também à distância. Isso já contempla vários profissionais cuja rotina impede a presença em cursos tradicionais. Assim, reforça o compromisso da Pólis em atender às necessidades e expectativas do público.

Mas não é só a flexibilidade nos horários que diferencia a Pólis das demais empresas do ramo. Na verdade, é preciso unir a versatilidade à qualidade. Quanto a isso, não se preocupe! Existem parcerias com instituições de graduação consagradas.

Complementando, a Pólis oferece não só a pós-graduação ao nível de especialização, mas também abrange outras maneiras de aprimorar o conhecimento, como:

  • cursos livres e de extensão;
  • workshops e oficinas práticas;
  • seminários.

A prova de título de medicina é um grande passo na carreira do profissional da área. Ela é uma maneira de assegurar que o médico é apto para seguir na especialidade escolhida. Isso gera um sentimento de auto realização e conquista, além de agregar ao mercado apenas profissionais de qualidade para prestar uma excelente assistência ao paciente. Que tal escolher a Pólis como parceira nessa jornada?

Não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Você também pode gostar

Deixe um comentário