Professores e suas competências: 4 coisas que você deve possuir no século 21

Total
0
Shares

Nas diversas mudanças que vemos atualmente, torna-se fundamental que não só os alunos tenham competências específicas desenvolvidas, mas também os professores atualizem suas habilidades para o novo cenário.

Novas tecnologias, ensino híbrido, uma nova sociedade, entre diversos outros pontos fazem com que seja preciso mudar suas perspectivas e atualizar-se para o novo cenário. Por isso, confira a seguir quais são as 4 competências para o século XXI que os professores devem ter.

1. Trazer o protagonismo para os alunos

Uma das principais competências para o século XXI para os professores é saber como trabalhar o protagonismo para os alunos. Isso envolve, por exemplo, uma mudança de paradigma por parte dos profissionais em não estarem mais em um processo hierárquico como superior e, assim, agir de uma forma horizontalizada, andando lado a lado com eles.

Desta forma, é empoderar o aluno para que ele possa buscar o seu próprio conhecimento e ter autonomia com seu aprendizado, sendo ele uma espécie de guia que auxilia a manter no caminho e tirar dúvidas no processo. Além disso, pode também facilitar as trocas e diálogos sobre os temas, com rodas de conversas em sala de aula e impulsionando o conhecimento prático a partir daquilo que ele aprendeu de forma autônoma.

2. Ter acolhimento para os estudantes

Outro ponto fundamental é que os estudantes do século XXI encontrem nos educadores figuras de confiança em que possam ter o acolhimetno necessário em momentos de dúvidas e dificuldades. A partir do momento em que ele toma protagonismo da sua trajetória educacional, é muito comum sentir-se, em muitos momentos, à deriva. O papel do educador, e uma competência que deve ser desenvolvida também, é o acolhimento.

3. Trabalhar a educação inclusiva

Há alguns anos, de forma inadequada, os alunos especiais eram tratados fora do ambiente com os demais alunos, por acreditarem que eles não teriam capacidade de acompanhar os conteúdos. Atualmente temos uma outra visão sobre o tema: a educação inclusiva.

A partir disso, há a necessidade de que os professores aprendam a trabalhar essa competência, para que todos possam fazer parte deste ambiente, auxiliando a criar estudantes que saibam lidar com a diversidade no dia a dia.

4. Saber utilizar as tecnologias

Outro ponto importante é, também, saber utilizar as tecnologias disponíveis e trazê-las para o ambiente da educação. Afinal, muitas delas são aliadas importantes para este fim e permitir que novas potencialidades possam existir no ambiente pedagógico.

Por exemplo, é a partir de diversas tecnologias, entre elas plataformas educacionais e busca de novos conteúdos, que torna-se possível trazer a metodologia ativa para a sala de aula. Com isso, o aluno pode desenvolver um trajeto de aprendizado para além da sala de aula, com a condução do profissional como um tutor que o guia nesse momento.

Agora que você sabe quais são as competências do século XXI que devem ser adotadas em sala de aula, inclusive, por professores, é o momento de colocar esse conhecimento em prática e continuar aumentando seu aprendizado.

Para isso, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo informativo nosso!

You May Also Like