Você sabe o que é a SBA? Conheça a Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Total
0
Shares

Você já deve ter ouvido falar sobre as associações dentro das especialidades médicas que permitam aos profissionais terem maiores chances de sucesso e fortalecer a sua área de atuação, não é mesmo? Essas entidades são fundamentais para garantir maior proteção aos profissionais e ao exercício da prática médica como um todo.

Para os profissionais de anestesiologia, por exemplo, temos a Sociedade Brasileira de Anestesiologia. É um dos órgãos mais importantes e, assim, pode trazer uma série de benefícios para essa especialidade.

Mas afinal, o que é a SBA? Conheça a instituição e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é a SBA?

O SBA é a Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Criada em 25 de fevereiro de 1948, é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por profissionais da área de anestesiologia, a fim de oferecer suporte para os profissionais que trabalham na área, fortalecendo essa área e garantindo práticas mais seguras para os profissionais.

Assim, um dos seus propósitos é unir e inspirar o médico anestesiologista em torno dos valores da SBA, sendo uma referência nas questões de:

  • Ética;
  • Integridade;
  • Liderança;
  • Sustentabilidade;
SBA

Quais as funções que a SBA possui?

Mas quais são as atribuições que a SBA pode cumprir para os profissionais de anestesiologia? Vejamos as principais funções da associação a seguir.

  • Ser a reunião dos médicos que são interessados em trazer avanços, aperfeiçoamento e difusão da área de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Tratamento da Dor e Reanimação;
  • Estar atento, fiscalizar e fazer cumprir o Código de Ética Médica, Código Profissional e Econômico da SBA, além de realizar a defesa dos interesses dos membros pertencentes;
  • Realiza o fomento financeiro de Congressos da especialidade, sejam eles nacionais e internacionais;
  • É responsável por proporcionar para os profissionais o Título Superior em Anestesiologia (TSA), bem como o Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) e o Certificado de Área de Atuação em Dor;
  • É responsável pela publicação da Revista Brasileira de Anestesiologia e a Anestesia em Revista.

Com isso, ela oferece diversas ferramentas e suporte para que a profissão de anestesista possa ser exercida com segurança, além de garantir o crescimento da área e da carreira dos profissionais.

Contudo, essas não são as únicas questões que a SBA investe para trazer benefícios para os colaboradores. Algumas das ações mais recentes que encontramos e que podem ser úteis para os profissionais são:

  • Webinários constantes;
  • Elaboração de cursos que podem ser interessantes para o crescimento profissional (cursos ETTI, curso de gestão do trabalho do anestesista, fundamentos jurídicos para o anestesiologista, curso de formação de líderes);
  • Auxílio a defesa profissional;
  • Criação e manutenção da Academia SBA, entre outros.

Como fazer parte da SBA?

Para fazer parte da SBA, você precisa ser um membro associado. Com isso, você consegue ter uma série de benefícios, como descontos e condições exclusivas em negócios, além de possibilidade de acesso a conteúdos exclusivos no site.

Contudo, toda pessoa que receba o título da SBA (seja o TSA ou o TEA) precisa ser assinante. Por isso, se tem interesse, vá ao site da SBA e solicite seu título, caso ainda não o tenha.

E para especializar-se, não deixe de contar com nossos cursos! Entre em nosso site e saiba mais.

You May Also Like