psicologia e serviço social

Saiba mais sobre o curso de Psicologia e Serviço Social!

Total
0
Shares
[rock-convert-pdf id=”239″]

Quando o assunto é saúde, não podemos focar apenas o aspecto biológico. Na verdade, o estudo psicológico é essencial para a compreensão do indivíduo. Além da repercussão em si mesmo, todas as ações estão inseridas em um contexto social, onde também repercutem.

Nessa perspectiva, surgiu a necessidade de não considerar o estudo de cada pessoa como algo individual, mas, sim, com uma visão coletiva. É essa aliança que destaca a importância do curso de Psicologia e Serviço Social!

No entanto, como alinhar ambos os campos? Qual é a atuação do profissional psicólogo e assistente social? Onde conseguir essa capacitação? Ao longo do texto, você vai encontrar as respostas!

Veja como é a capacitação

O estudo das ciências humanas é o grande norte para a capacitação em Psicologia e Serviço Social. Cada pessoa tem os seus anseios, as necessidades, os traumas e as dores: tudo isso repercute na forma como ela se comporta.

Por outro lado, o comportamento causa impactos nas demais relações, seja com a família e com os amigos, seja no trabalho e na educação. Por isso, é preciso considerar os dois campos envolvidos!

Psicologia

[rock-convert-pdf id=”239″]

Quando pensamos em psicólogos, logo imaginamos a cena clássica: uma pessoa em um divã sendo ouvida e analisada por um especialista. Essa psicologia essencialmente clínica tem sofrido algumas mudanças ao longo dos anos.

O que antes era muito restrito a uma abordagem individual, cada vez mais, aborda questões sociais. De fato, isso é um grande desafio para a área! Porém, precisa ser cumprido, considerando a importância do contexto social para a formação do indivíduo.

Por isso, o curso de Psicologia e Serviço Social é uma excelente opção para quem gosta da área, visto que acompanha essa mudança de abordagem necessária para a assistência à sociedade.

Serviço Social

Por outro lado, o Serviço Social tem o foco mais voltado para o coletivo. Isso gera grande valor para o contexto social, com a análise das minorias e das desigualdades. Como isso interfere na formação do ser humano? É justamente a resposta buscada pela assistência social.

A partir dessa análise, são estudados projetos e ações capazes de assegurar os direitos humanos dos indivíduos. Em suma, o foco está nas diferenças existentes na sociedade e no modo como isso se expressa no contexto social.

Descubra como ocorreu a união das áreas

[rock-convert-pdf id=”239″]

Vimos acima que o contexto histórico da Psicologia direcionou para a limitação social da área. Isso significa que o acesso a esse tipo de profissional foi considerado elitizado, de modo que a maioria da população não pôde ter contato com o tipo de serviço oferecido.

Um dos fatos que reiteram essa percepção social tem relação com os atendimentos individuais, visto que a abordagem clínica ainda é muito marcante. Mas a transformação da abordagem tem feito com que cada vez mais pessoas possam ser atendidas. Um dos fatores que proporcionaram isso foi a união da Psicologia com o Serviço Social, já que ela trouxe a ciência em questão para o ambiente coletivo. Mas, afinal, como é a aplicação prática disso?

Conheça um pouco do mercado de trabalho

Na verdade, as aplicações são as mais diversas! Elas podem ser voltadas, por exemplo, para o sistema penitenciário, com o estudo da reinserção do detento na sociedade após o cumprimento da pena, ou para o ramo empresarial, com assistência psicológica e social para os colaboradores.

Por fim, tem grande relevância para a educação. Isso abrange uma ampla faixa etária, considerando que os estudos podem perdurar até as idades mais avançadas. Exemplo disso é a assistência prestada aos universitários de baixa renda que precisam mudar de cidade para frequentar a faculdade.

Saiba como é a atuação no cenário educacional

Vimos uma das aplicações da área que envolve Psicologia e Serviço Social no campo da educação. Considerando a relevância para o profissional, vamos abordar de maneira aprofundada como é a atuação nesse cenário.

A escola tem uma função importante na formação dos indivíduos. Isso não quer dizer necessariamente que serão ensinados valores sociais, mas, sim, que é um local de destaque para a socialização.

É na escola que se dá o primeiro contato próximo com pessoas que vivem em realidades diferentes. Então, além dos conhecimentos básicos oferecidos pelo sistema de ensino, há também a contribuição para a formação do indivíduo como sujeito crítico e inserido em uma sociedade.

Vale ressaltar que a demanda individual de um aluno pode representar, na verdade, uma necessidade coletiva. A análise dessas carências permite ao profissional promover medidas preventivas para solucionar maiores dilemas.

Quer um exemplo? Como seria a abordagem da escola caso houvesse um caso de suicídio entre os alunos? Nesse momento, seria fundamental a intervenção da psicologia e da assistência social para campanhas de prevenção ao suicídio e debate sobre o tema.

De fato, foi um exemplo pontual, mas mostra como o especialista deve considerar mazelas específicas e torná-las coletivas. Isso contribui para uma formação mais qualificada, alinhada com questões sociais e que promovam a construção global do indivíduo.

[rock-convert-pdf id=”239″]

Confira o trabalho da Pólis Cursos

Tem interesse na área e não sabe ao que recorrer? A empresa de educação Pólis Cursos oferece a capacitação em Psicologia e Serviço Social. O enfoque da abordagem é justamente o cenário educacional, o que é sinônimo de grandes oportunidades de atuação.

O curso forma especialistas capazes de melhorar a qualidade do ensino, tornando a escola uma agente ativa no manejo de relações sociais. Portanto, todo o projeto pedagógico e de aprendizado é pensado de maneira multiprofissional.

Para alcançar esse objetivo, são trabalhadas determinadas questões, como:

  • o contexto social do aluno;
  • a legislação e as políticas públicas no ensino;
  • o estudo de projetos político-pedagógicos;
  • os transtornos e as dificuldades de aprendizagem;
  • a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Essas são apenas algumas das competências abordadas no curso, mas já dá para perceber como são importantes para a melhoria do ensino básico.

Concluímos, enfim, que o curso de Psicologia e Serviço Social apresenta cada vez mais relevância para as ciências humanas. A união de duas áreas permite um trabalho mais amplo e efetivo na abordagem psicossocial do indivíduo. Já a atuação do profissional é ampla, mas com grande destaque para o cenário da educação, visto que as intervenções garantem um ensino e um aprendizado mais efetivos, com uma construção social do indivíduo mais qualificada.

Este conteúdo foi útil? Então, não perca mais tempo! Saiba mais sobre o curso oferecido pela Pólis!

[rock-convert-pdf id=”239″]
You May Also Like