Por que apostar em uma pós-graduação em medicina? Entenda!

pós-graduação em medicina
6 minutos para ler

Qual o próximo passo para um recém-formado em medicina? Para aqueles que desejam se especializar, existe uma ampla gama de possibilidades associadas às mais diversas áreas. Deveria então apostar na residência ou pós-graduação?

Já para um profissional já especializado, também é possível aprimorar os conhecimentos, seja na área que já atua ou mesmo em uma área diferente. Aqui cabe a mesma pergunta: residência ou pós-gradução?

Neste post, vamos mostrar quais são as vantagens de fazer a pós-graduação na medicina. Você verá que esse caminho representa um upgrade não só no currículo do profissional, mas na vida dele como um todo. Confira!

Alcançar maior conhecimento

O primeiro grande motivo para fazer uma pós é buscar conhecimento. Parece óbvio, mas é importante ressaltar que na medicina nada fica estagnado. Aquilo que você aprendeu durante a faculdade já pode ter se tornado obsoleto.

Ficar parado no tempo acerca de diagnósticos e tratamentos, além de te tornar um profissional menos capacitado, influencia na assistência de saúde prestada: você pode deixar de direcionar seu paciente para aquilo que é melhor para a saúde dele.

Então, a pós-graduação não deixa de ser uma maneira de complementar a formação básica. Todavia, ela pode ir além, complementando até mesmo sua especialização. Quer um exemplo:

Imagine que um pediatra decide fazer uma pós na área de psiquiatria. Isso ajudaria muito a oferecer uma atuação complementar na área “de origem”. Em suma, seja na mesma área ou não, a pós oferece maior capacitação e segurança para uma melhor assistência.

Ampliar as possibilidades no mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, com médicos mais médicos se formando e especializando, é essencial que você apresente seu diferencial. Uma das maneiras de cumprir com isso é melhorando o currículo.

Uma pós-graduação agrega valor e é sim reconhecida por pelos contratantes. No entanto, não vamos focar apenas em maiores oportunidades diante dos demais. É válido ressaltar que a pós pode ser uma oportunidade para você mesmo se reinventar.

Nessa perspectiva, a pós representa um dos caminhos para mudar a área de atuação. Para muitos, mesmo que a atual especialidade não esteja garantindo realização pessoal e profissional, o receio de mudança ainda fala mais alto.

Diante disso, a pós-graduação figura como uma solução simples e prática não só para atualizar seu currículo e ser um diferencial, mas também para uma mudança de vida.

Aliar conhecimento teórico com a prática

A assistência em saúde é um misto de teoria e prática, de maneira complementar. Muita teoria sem prática prejudica a atuação médica, assim como muita prática sem teoria inviabiliza qualquer assistência.

Por esse motivo, existe a preocupação em alinhar ambos os aspectos em uma pós-graduação. Diante da alta carga horária prática de uma residência médica, algumas pessoas têm receio de que a pós-graduação seja satisfatória.

Porém, a abordagem prática reforça a necessidade de trabalhar o raciocínio clínico e a capacidade diagnóstica. Esse é um ponto-chave, pois a teoria é composta por diversas ciências — anatomia, patologia, fisiologia, farmacologia etc. — e alinhar tudo isso pode ser desafiador!

Em suma, a pós-graduação conta sim com aprendizagem por meio da prática, levantando uma série de cenários que instigam o profissional a desenvolver o raciocínio, sempre orientado pelo docente responsável.

Estabelecer uma rede de contatos

Saindo um pouco do âmbito de conhecimento, você já parou para pensar como um novo curso pode ampliar até mesmo sua rede de contatos? 

Neste caso, não se limita aos professores que vão orientar, mas também envolve colegas de especialização, outros colaboradores do próprio hospital, clínica e eventos que você terá contato durante a pós.

Em muitas áreas, o networking é sinônimo de maiores oportunidades. Isso não é diferente na medicina, sobretudo por ser um setor com tantos profissionais liberais que precisam ir em busca dos seus próprios pacientes.

Uma ampla rede de contatos não só viabiliza mais oportunidades de trabalho, mas também figura como uma maneira de trocar experiências com profissionais maduros em determinada área ou mesmo viabiliza o intercâmbio de pacientes entre profissionais de áreas diferentes.

Obter retorno financeiro

Já falamos sobre obtenção de mais conhecimento, que capacita a assistência prestada. Falamos também sobre as maiores oportunidades, seja de novas propostas de emprego, seja de aumentar o número de pacientes.

Então, não podemos deixar de ressaltar o impacto financeiro disso: um serviço especializado é associado a um maior rendimento. Agora, você deve estar se perguntando quanto isso vai custar e logo afirmamos: menos do que você imagina!

Existe um pensamento que paira sobre aqueles profissionais que desejam se especializar: o curso será muito dispendioso. Na verdade, os cursos de pós-graduação são bastante acessíveis e não podemos deixar de reforçar o grande retorno que ele oferece, traduzido em conhecimento e oportunidades.

Conciliar os estudos com a rotina

Além de custos, outro grande receio antes de embarcar em um curso de pós-graduação é o tempo necessário para conclusão. De fato, é uma preocupação válida, pois nem sempre é possível conciliar trabalho e demais afazeres com o aprendizado.

Porém, você já ouviu falar sobre o ensino a distância (EAD)? Ao contrário da tradicional metodologia presencial, o EAD não que requer que o aluno esteja de corpo presente no momento determinado para aula, de acordo com um cronograma.

Na verdade, as aulas gravadas permite ao aluno que ele assista no horário que for mais conveniente e no lugar de preferência. Sem dúvidas, é uma excelente forma de conciliar com compromissos diários, como a própria vida profissional.

Basicamente, o EAD permite uma maior flexibilização, principalmente associada ao horário, e são bem acessíveis — nos dois sentidos da palavra! Além de ser acessado em qualquer horário ou local, são mais baratos que cursos presenciais.

Com tantos benefícios, imagino que você logo queira começar uma pós-graduação em medicina. Agora, o próximo passo é encontrar uma instituição confiável, cujos cursos sejam devidamente reconhecidos pelo MEC. Assim, além de todos os benefícios já citados, a qualidade do ensino também será garantida. Com uma experiência de 10 anos no segmento médico e credenciada pelo MEC, a Pólis Cursos é uma referência em pós-graduação da área.

Não perca mais tempo e conheça agora mesmo as nossas soluções!

Você também pode gostar

Deixe um comentário