Habilidades Socioemocionais: o que são e como devem ser trabalhadas?

3 minutos para ler

Você já sentiu como se estivesse perdendo um pouco do controle das suas emoções em locais não tão propícios para isso? Como por exemplo: no ambiente de trabalho, no ambiente de estudos ou até mesmo em uma festa de família… Provavelmente sim. Essa “perda” do controle das emoções é completamente normal, uma vez que os seres humanos são dotados de emoções.

Para evitar a “perda” do controle emocional, a melhor ferramenta é o autoconhecimento, que permite a nós, seres humanos, a medir os limites e utilizar as ações internas a nosso favor.

Contudo, ainda assim existe o impacto externo, da comunidade em que vivemos, que impacta diretamente na forma que interpretamos os acontecimentos. Neste artigo iremos discorrer sobre as habilidades socioemocionais, e como elas podem ser utilizadas positivamente.

O que são habilidades socioemocionais?

Para entrarmos no assunto “habilidades emocionais”, outros dois termos precisam estar bem claros. Esses termos são: as emoções e a inteligência emocional.

As emoções são as reações causadas no corpo humano, essas reações acontecem de forma imediata, fazendo com que o indivíduo tenha uma sensação agradável ou desagradável em resposta à uma ação.

A inteligência emocional é um um conceito da psicologia que reflete a capacidade de lidar com as próprias emoções, utilizando-as para benefício próprio.

Sendo assim, o conceito de habilidades socioemocionais fica mais fácil de ser entendido, uma vez que ele se resume em um conjunto de capacidades desenvolvidas através da inteligência emocional. 

habilidades socioemocionais

Importância das habilidades socioemocionais. 

As habilidades socioemocionais levam em consideração o contato com outras pessoas (interpessoal) e o contato consigo mesmo (intrapessoal), essas habilidades levam em consideração o entendimento e administração dessas emoções.

Uma pessoa que possui esses conhecimentos, e que também o coloca em prática, tende a olhar mais criticamente aos seus próprios limites e potências, fazendo com que a relação com problemas e desafios seja melhor administrado – exercitar as habilidades socioemocionais também é importante na criação de um cidadão responsável, que contribuirá positivamente sendo ativo à comunidade em que vive.

Quais são as habilidades socioemocionais? 

As habilidades socioemocionais podem ser divididas em três potências, sendo elas: emocionais, sociais e éticas.

Quando olhamos para o pilar emocional, falamos sobre como agimos e nos sentimos em relação às situações a que estamos sujeitos no dia-a-dia. Como: se autoavaliar, aprender a ganhar e perder, desenvolvimento da confiança e responsabilidade.

No pilar social levamos em consideração as relações interpessoais. Como: Ajudar o colega ao lado, seguir ou não regras, resolver conflitos e lidar com a competitividade de forma saudável.

E no pilar ético pode ser como levamos em consideração o diferente, para o bem da comunidade: exercitando o respeito, tolerâncias e diferenças de cada indivíduo.

Habilidades socioemocionais na educação. 

Dentro da educação, as habilidades socioemocionais somam positivamente os indivíduos que precisam exercitar o convívio social e suas emoções a sua frente. É muito comum que sejam utilizados pelos educadores ações que irão somar à:

  • estimulação da criatividade;
  • empatia e relacionamento;
  • troca de idéias;
  • enfrentamento de novos desafios;
  • estratégia de raciocínio lógico e emocional;
  • valorização do reconhecimento;

Aqui na Polis Cursos atuamos com um ensino voltado a habilidades socioemocionais. Conheça nossos cursos na modalidade presencial e esteja ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Você também pode gostar

Deixe um comentário