Vale a pena fazer um curso de gestão de carreira profissional?

gestão de carreira
6 minutos para ler

Com o crescimento da competitividade no mercado de trabalho e a ampliação da diversidade de áreas de atuação, muitos indivíduos se perguntam: devo fazer um curso de gestão de carreira? Afinal, em toda a nossa trajetória de formação técnica e acadêmica, dificilmente temos acesso a disciplinas que nos ajudam a ter uma visão estratégica sobre o estabelecimento e condução de objetivos profissionais

Por esse motivo, concluir uma formação complementar que forneça esse tipo de habilidade é imprescindível para conquistar patamares mais ambiciosos na sua carreira. Nele, você aprende diversos conceitos e técnicas para gerir planos profissionais, criar uma tática de marketing pessoal, saber como desenhar uma cultura organizacional dentro do seu negócio, estabelecer processos de tomada de decisão eficientes, entre outros.

Ficou interessado? Acompanhe!

O que se aprende em um curso de gestão de carreira?

Nos últimos anos, o mercado tem percebido a importância de um grupo de habilidades que ficou conhecido como soft skills. Ao contrário das hard skills, que envolvem as competências técnicas para a execução de funções específicas, essas soft skills envolve a capacidade de o indivíduo se planejar, organizar-se, comunicar-se, entre outras.

Elas são importantes tanto para a própria pessoa quanto para seus empregadores ou funcionários. Com um curso de gestão de carreira, você poderá aprendê-las e aplicá-la no seu desenvolvimento profissional. Assim, em vez de seguir sem rumo, indo aonde o “vento leva”, você estabelece objetivos que façam sentido para os seus valores e assume o leme da sua vida profissional. Entenda melhor a seguir!

Gestão estratégica da carreira

Quando falamos em gestão estratégica, estamos pensando em concentrar todos os seus esforços em objetivos relevantes para você. Desmembrando essa ideia, temos os seguintes desdobramentos:

  • ter objetivos — você não vai conduzir sua carreira de acordo com as circunstâncias apenas. Em vez disso, estabelecerá um ponto aonde quer chegar;
  • eles precisam ser relevantes — para se engajar durante o processo de conquista, que pode ser muito árduo, é preciso que eles estejam conectados com os seus valores e princípios de vida, sua visão de mundo. Para mobilizar a motivação interna, que é difícil de ser acessada, é essencial que você feche os olhos e sinta prazer ao visualizar o futuro desenhado;
  • eles devem ser relevantes para você — isso significa que não serão os objetivos do seu chefe ou de qualquer outra pessoa. Pode haver uma convergência entre eles, mas jamais uma pessoa deve decidir por você. 

Esse planejamento estratégico é o grande pilar da gestão de carreira. No entanto, para realizá-lo, diversas técnicas podem fazer com que você tenha mais clareza, estabeleça metas claras.

Planejamento tático e operacional

Hoje em dia, o modelo gerencial mais utilizado prevê a criação de um planejamento em funil com planos estratégicos, táticos e operacionais. A partir da estratégia montada acima, será preciso colocar em prática. Para isso, você pode aprender a elaborar dois níveis de planejamento, que ajudam a fazer com que as ações sejam mais focadas:

  • planejamento tático — é a definição das linhas gerais das ações que serão necessárias para alcançar os objetivos estratégicos, como quais cursos fazer e as escolas mais renomadas para eles, quais experiências profissionais buscar, quais habilidades desenvolver, entre outras;
  • planejamento operacional — aqui, são estabelecidas as tarefas necessárias para atingir cada tática. Então, você estabelece o tempo na agenda que será reservado, como será feito o pagamento, como você vai gerir o tempo para conseguir se dedicar de verdade, entre outros pontos.

Quais as vantagens de fazer esse curso?

Desenvolvimento do marketing pessoal

Ao conquistar uma trajetória que o deixe competitivo para o mercado será preciso desenvolver habilidades que permitam a comunicação eficaz dos seus diferenciais aos demais. Nesse sentido, é imprescindível saber realizar um marketing pessoal de alta qualidade e alcance.

Frequentemente, acabamos divulgando nossa carreira de forma leiga, baseado no que pensamos no senso comum. No entanto, muitos desses conceitos estão inadequados e podem prejudicá-lo. Ademais, com o crescimento da participação das redes sociais e da Internet na vida humana, será preciso saber como usar essas ferramentas para a promoção pessoal.

Assim, em um curso de gestão da carreira, você poderá aprender as seguintes habilidades de marketing pessoal e comunicação:

  • quais são as principais estratégias e ferramentas de marketing e como utilizá-las para atingir seus objetivos;
  • identificar os públicos-alvo mais propensos a se engajar com suas propostas e focar sua mensagem para eles;
  • criar um planejamento estratégico, tático e operacional do seu marketing pessoal;
  • implementar perfis e campanhas de rede sociais que realmente atingem seus objetivos;
  • resolver conflitos de forma pacífica e ordeira;
  • aprender técnicas de oratória e comunicação eficiente para saber transmitir suas mensagens em palestras, congressos, entrevistas e conversas mais informais.

Gestão de riscos

Muitas pessoas sequer se interessam por fazer um plano de carreira e geri-lo, pois acreditam que eles nunca dão certo e sempre são abandonados. No entanto, isso não acontece por um problema intrínseco dessa estratégica. Na verdade, as pessoas frequentemente fazem planejamentos de gestão de carreira sem técnica e capacitação profissional.

Como resultado, acessam somente as ferramentas e metodologias que satisfazem suas necessidades de curto prazo. Por isso, um curso extensivo é tão importante. Nele, várias diferentes disciplinas mostram todos os aspectos de gestão de carreira e os integram uns aos outros.

Por exemplo, um dos problemas mais comuns é a falta de um plano de gestão de risco na carreira, que vai ajudá-lo a:

  • identificar seus pontos fortes e fracos, estabelecendo ações para otimizá-los;
  • mapear ameaças e oportunidades, que são situações externas que provocam riscos conquista das suas metas;
  • desenhar o quanto esses riscos poderão comprometer seus objetivos, qual a probabilidade de eles acontecerem durante uma linha do tempo.
  • elaborar um plano de ação para reduzir as chances de ocorrência de determinado risco, mitigar seu impacto caso ocorra e a reformular todo o seu plano diante dos obstáculos criados por ele.

Na Pólis Cursos, temos um MBA completo de gestão de carreira. Desse modo, mais do que um curso rápido que não ensina todos os conceitos necessários, você terá acesso a uma formação completa com diversas disciplinas. Nelas, você terá a carga horária suficiente e o material desenvolvido na complexidade necessária para conquistar todos os seus objetivos.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o nosso curso aqui neste link!

Você também pode gostar

Deixe um comentário