Especialização em medicina da família: o que vou aprender no curso

Total
0
Shares

A medicina preventiva tem tomado cada vez uma maior proporção diante das necessidades de proteger a população e trazer maior saúde e qualidade de vida para os envolvidos. E diante disso, a medicina da família tem um papel fundamental para este fim.

A Covid-19, por exemplo, acentuou consideravelmente isso. Por exemplo, as comorbidades que fazem parte dos grupos de risco podem ser prevenidas ou devidamente monitoradas, a fim de minimizar eventuais problemas.

Por isso, a especialização em medicina da família pode ser interessante para potencializar sua carreira na área de saúde. Quer saber mais sobre essa pós-graduação? Continue lendo e tire suas dúvidas.

Fundamentos da Medicina de Família e Comunitária

Nessa parte, o estudante de especialização em medicina da família aprenderá as questões básicas que norteiam a saúde da família. Isso inclui, por exemplo, compreender o papel tanto para os indivíduos quanto para a comunidade da atuação profissional na área. Além, é claro, de questões éticas referentes à prática profissional.

Abordagem comunitária e individual

Nesta etapa, o estudante aprenderá sobre como ter uma abordagem de saúde focada para a comunidade local como um todo e, posteriormente, para os indivíduos que pertencem ao local. Assim, é possível compreender como esse conjunto de ações focado no coletivo é capaz de transformar a realidade individual dos moradores.

Quer ver um exemplo? Em comunidades nas quais não há infraestrutura de saneamento básico, é muito mais provável que os indivíduos terão problemas com doenças infectocontagiosas, que estejam relacionadas com higiene.

Outro exemplo: em locais de vulnerabilidade, nos quais os envolvidos tenham insegurança alimentar, as chances de surgimento de patologias ligadas com falta de uma alimentação saudável e equilibrada são maiores. Por exemplo, há uma tendência de maior consumo de carboidratos, o que potencializa a chance de desenvolvimento de diabetes e outras doenças desta natureza.

especialização em medicina da família

Atenção à saúde da mulher

Há cuidados específicos com a saúde da mulher que devem ser observados pelos profissionais de medicina da família. Isso inclui, por exemplo, as questões relacionadas com mulheres grávidas, pós-menopausa, bem como, também, abordar questões relacionadas com planejamento familiar.

Assim, consegue-se oferecer todo o apoio e suporte para questões que são concernentes ao organismo feminino, como contracepção feminina, suporte para questões hormonais, orientações para planejamento de família, atenção para diagnóstico precoce de doenças predominantemente femininas (como câncer de mama), entre outros.

Saúde do homem

Outro ponto que os estudantes da especialização em medicina da família deverão estar atentos diz respeito à saúde do homem. Afinal, eles também possuem suas peculiaridades de saúde que dizem respeito a esse gênero.

Por exemplo, questões relacionadas com prevenção de câncer de próstata, bem como outras questões relacionadas com patologias que ocorram predominantemente em homens. Assim, auxilia em uma saúde preventiva para um gênero que, tradicionalmente, tende a relutar mais com essas questões.

Saúde do idoso

A população idosa também tem foco importante para a medicina da família. Afinal, eles são parte importante da comunidade e, portanto, precisam de atenção para este fim. Assim, os especialistas devem estar atentos para essas questões, analisando como trazer melhor qualidade de vida para esta faixa etária.

Saúde mental

A saúde mental é um conceito cada vez mais caro para as comunidades e, assim, os médicos de família precisam saber como atuar, principalmente, de forma proativa e preventiva, cuidando dessas questões.

A especialização em medicina da família permite que os profissionais atuem, principalmente, na saúde pública (ainda que esteja abrindo espaço na rede privada para essa área). Assim, não deixe de investir nessa possibilidade para dar um upgrade em sua carreira.

Achou interessante? Então conheça a especialização que temos na Pólis Cursos. Entre em nosso site e saiba mais.

You May Also Like