Apesar de ganhar cada vez mais força, a participação da mulher no mercado de trabalho ainda é menor do que poderia ser. Em cargos de gestão e liderança, por exemplo, elas ocupam cerca de 37% apenas. Um dos grandes desafios para a próxima década, segundo a Organização Internacional do Trabalho, é o aumento da participação feminina. Estudos da própria OIT indicam que a inserção da mulher no mercado poderia injetar bilhões de reais na economia brasileira.
Em constante atualização sobre este cenário e empenhada em discutir as peculiaridades do universo feminino em suas diferentes dimensões, a coordenadora dos cursos de MBA em Liderança Feminina Empresarial e Pós-Graduação em Liderança Feminina Social e Cidadã aqui da Pólis, Profª. Esp. Marlene Miguel Silveira Camargo, indica o livro Mulheres na Liderança: Obstáculos de Gênero nas Empresas & Estratégias de Superação (Lucelena Ferreira).
O livro nos conduz num mergulho em um tema que vem crescendo em importância na nossa sociedade, o universo corporativo e suas barreiras de gênero. Com visão aguçada e narrativa leve, Lucelena nos mostra as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em sua trajetória profissional, desde aquelas mais óbvias até as mais imperceptíveis. O livro conta com contribuições de Sylvia Coutinho, Claudia Sender, Luiza Trajano, Leila Velez e Duda Kertész, entre outras, que, entrevistadas por Lucelena, compartilham relatos e perspectivas únicas de mulheres que lutaram e venceram em um ambiente profissional desfavorável.
Em entrevista para o site O Fluminense, a autora destaca “certa insegurança ou baixa autoestima profissional, que afeta especialmente as mulheres, já que nossa sociedade ainda percebe os espaços de poder e prestígio como sendo masculinos. Essa insegurança pode gerar a chamada “síndrome do impostor”, na qual mulheres não se acham aptas a determinado cargo ou função, quando o são”.
O livro explora de forma clara e objetiva um tema complexo e extremamente atual, oferecendo estratégias para a superação. Recomendado a todos, independente de gênero.
Lucelena Ferreira é economista pela PUC-Rio, mestre em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ, doutora em Educação pela PUC-Rio e doutora em Letras pela PUC-Rio/École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. Possui formação em Liderança em Stanford/CA. Atua como consultora empresarial, pesquisadora e professora de pós-graduação nas áreas de Liderança, Ética e Comunicação Empresarial.