Como prender a atenção dos meus alunos na aula online?

3 minutos para ler

A pandemia do novo coronavírus acentuou uma questão que já vinha acontecendo nos últimos anos: o uso cada vez maior das aulas online para trazer novas experiências educacionais para os alunos. Contudo, ao mesmo tempo, vem um grande desafio: de que forma disputar a atenção deles com outros estímulos?

A missão pode não parecer fácil a princípio. Contudo, com boas dicas, é possível garantir melhores resultados e transformar o ensino online em sucesso. Veja a seguir alguns pontos que podem ajudá-lo nisso.

Não tente transpor as aulas presenciais para o online

Um dos principais erros dos professores e que leva a problemas de garantir a atenção deles é tentar repetir as suas aulas do presencial no ambiente online. Isso ocorre, principalmente, porque temos por hábito tentar transpor os mesmos conteúdos para uma plataforma diferente. Contudo, as chances de problemas nisso são altíssimas.

Pense, por exemplo, nas diferenças entre ler um livro e assistir a um filme semelhantes. Não são o mesmo produto. Podem até ser baseados na mesma história, mas não são as mesmas coisas. A questão vale, também, para as aulas presenciais e online. Elas podem ter a mesma base, mas não são idênticas.

Há peculiaridades do online (por exemplo, muito tempo em frente a uma tela, facilidade de dispersão, cansaço mais rápido, necessidade de hierarquizar as interações para que todos sejam ouvidos, entre outros) que não são vistas no presencial e vice-versa. Por isso, crie seus conteúdos focados para esse modelo específico.

Utilize metodologias ativas

Uma forma de conseguir atrair a atenção dos alunos na aula online e adequá-la para o novo modelo educacional é utilizar as metodologias ativas. Por meio delas, é possível trazer o aluno para o centro do processo educacional.

alunos na aula online

Quando falamos em aulas online, isso pode ser um fator muito interessante, pois a passividade do aluno em um ambiente que propicia a distração pode ser fatal para o ensino. Portanto, convide-os a participar das aulas. Isso pode ser feito de várias formas, por exemplo:

  • Incentive a realização de seminários;
  • Envie conteúdos prévios, que eles possam estudar fora do horário de aula e trazer as discussões para o momento síncrono;
  • Incentive que seus alunos criem projetos que deverão apresentar durante as aulas, relacionados com as temáticas das disciplinas.

Assim, é importante que você coloque os seus alunos como protagonistas do processo educacional. Isso traz maior engajamento, mais interações entre os alunos da turma (outro ponto diferencial para conseguir melhores resultados).

Aposte na educação híbrida

Outro ponto importante é apostar na educação híbrida para trazer maior atenção para as aulas online. Por meio disso, é possível trazer uma maior autonomia para os alunos, bem como interações entre os grupos.

Com isso, no momento da aula, eles estarão engajados diante de tudo que estavam realizando no ambiente offline e, assim, essa experiência poderá ser mais efetiva.

Conseguir a atenção dos alunos na aula online é fundamental para que o processo de aprendizagem possa ser interessante e trazer os resultados esperados. Afinal, a absorção de conhecimento precisa ser efetiva para que possa gerar maior memorização e transformar-se, de fato, em sabedoria.

Como falamos, as metodologias ativas podem ser aliadas importantes para este fim. Então leia nosso artigo e saiba mais sobre elas e como aplicá-las em suas aulas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário