Você sabe qual é a importância da atualização médica? Veja aqui!

6 minutos para ler

Ao concluírem a graduação, muitos profissionais acreditam estar 100% capacitados para a assistência em saúde. Na verdade, no entanto, a faculdade é apenas uma parte do processo de aprendizado, que perdura por toda a vida.

Isso acontece pelo fato de que a medicina está em constante evolução e ficar estagnado apenas com o conhecimento obtido na graduação é um erro que não deve ser cometido! Isso inclui, ainda, buscar se aprimorar até mesmo após a especialização.

A atualização médica é uma prática que deve ser constante na vida do profissional. Ela agrega valor à assistência prestada, reforçando a competência como profissional e agregando valor ao cuidado com o paciente. Saiba mais!

Entenda a importância da atualização médica

Embora muitos conceitos sejam bem consolidados nas diversas ciências que compõem a Medicina, existe uma série de aspectos que passam por constante evolução. A todo o momento, avanços tecnológicos e científicos conseguem aprimorar alguma etapa do cuidado.

A tecnologia, por exemplo, contribui cada vez mais ao longo dos anos para uma abordagem mais precisa, como no caso do diagnóstico por imagem. São soluções em constante evolução e, por isso, o conhecimento sobre elas também deve ser atualizado.

Além do aspecto essencialmente tecnológico, os cientistas conseguem aperfeiçoar técnicas ou mesmo criar soluções a partir do avanço de pesquisas. Nesse caso, podemos citar como exemplo a criação de vacinas e de novos medicamentos.

Os estudos científicos e tecnológicos também contribuem para uma intervenção mais efetiva. Novas técnicas de procedimentos podem ser desenvolvidas a partir de equipamentos e de produtos de ponta, como é o caso das cirurgias minimamente invasivas.

Por fim, o olhar não deve ser voltado apenas para os avanços diretamente observados na prática médica. A população também está em constante desenvolvimento! Por isso, as análises epidemiológicas oferecem dados e estatísticas que também estão em constante evolução.

Conheça os motivos para a atualização

Vimos acima diferentes pontos que ressaltam a importância da atualização médica. Mas, afinal, como isso vai contribuir para a sua atuação profissional? Confira!

Conhecimento aperfeiçoado

O primeiro aspecto é indiscutível: a atualização vai gerar mais conhecimento. Um dos erros de qualquer profissional de qualquer área é considerar que não há mais nada para aprender sobre um assunto. No caso da Medicina, é possível observar uma série de fatores:

  • conceitos tornando-se obsoletos;
  • tratamentos tornando-se ultrapassados;
  • novas doenças acometendo a população.

Essas são apenas algumas das possibilidades, mas que reiteram a importância de estar sempre atualizado.

Assistência de qualidade

O conhecimento adquirido pelo profissional não ficará restrito a ele. Na verdade, a grande importância da atualização está nos benefícios que ela vai oferecer para a assistência em saúde

Não faz nem 100 anos que Alexander Fleming descobriu a penicilina. O conhecimento que ele adquiriu em uma descoberta acidental revolucionou a área e foi o start para novas descobertas. Tudo isso viabilizou o tratamento de diversas patologias e diminuiu consideravelmente a mortalidade motivada por elas.

Competência na atuação

A busca por conhecimento e a aplicação adequada na assistência prestada fazem com que o profissional adquira resultados mais efetivos. Então, podemos afirmar que a atualização médica devidamente colocada em prática aumenta a competência dos profissionais.

Esse é um grande diferencial frente aos que se acomodaram na atuação. Além disso, garante destaque para o profissional até mesmo frente à tecnologia, pois equipamentos de ponta devem ser devidamente manuseados e aplicados nas ocasiões pertinentes.

Credibilidade diante dos pacientes

Como dito, o reflexo da atualização médica é observado na qualidade da assistência prestada. Os pacientes estão cada dia mais interessados em entender o processo de saúde e, muitas vezes, buscam informações em sites de pesquisa.

Portanto, podem ter acesso às matérias mais recentes sobre diversos assuntos. Assim, o profissional deve estar apto para elucidar os pontos levantados e propor as melhores soluções, o que passa credibilidade para os pacientes.

Descubra como alcançar a atualização

Que a atualização médica é essencial você já sabe, mas quais são os caminhos para sempre renovar os conhecimentos? Veja, a seguir, algumas possibilidades!

Artigos publicados

Nesse ponto, a tecnologia merece um destaque especial. Por meio de plataformas online, é possível ter acesso às mais diversas revistas e aos jornais da área médica e, assim, acompanhar a publicação de artigos sobre temas específicos.

Claro, é preciso ter senso crítico nesse momento! Embora seja magnífico poder acessar uma infinidade de conteúdos, busque por aqueles mais relevantes e fidedignos, identificando as melhores revistas e classificações.

Eventos científicos

Os eventos científicos representam uma verdadeira oportunidade de aperfeiçoar-se na carreira. Isso porque é possível que você marque presença naqueles cujo tema, de fato, desperta interesse. 

Além disso, eles representam uma excelente oportunidade para realizar networking. O conhecimento não é obtido apenas por meio de papel e caneta, de modo que, muitas vezes, ele é repassado por profissionais mais experientes. Então, invista no networking.

Por fim, não se limite às fronteiras físicas. Caso tenha a oportunidade, busque por eventos internacionais ou mesmo via online. No cenário de isolamento ou até na correria do dia a dia, os realizados por videoconferência são muito bem-vindos.

Cursos capacitantes

Por último e não menos importante: invista em um curso de capacitação. Nessa perspectiva, a pós-graduação médica é uma excelente opção para se atualizar na área de atuação ou mesmo para buscar por conhecimento em novas áreas.

Por meio da abordagem teórica e prática, você consegue entender a realidade atualizada daquela especialidade, sempre assistido por profissionais mais experientes naquela atuação. Assim, já é possível vivenciar a aplicabilidade daquele aprendizado diretamente na assistência.

Sabemos que a rotina de trabalho não é fácil, muitas vezes, com um tempo reduzido até mesmo para o autocuidado ou para atividades de lazer. Mas não deixe de fazer um curso por esse motivo, já que o ensino a distância representa uma importante solução para o problema.

Vimos que a atualização médica é praticamente indispensável para aqueles que desejam atuar com excelência na prática. Diante dos pontos levantados, imaginamos que você queira investir na educação continuada, certo? A Pólis Cursos é uma instituição que busca atender às expectativas de seus alunos, com uma série de estratégias e de oportunidades para oferecer um ensino de qualidade.

Que tal conhecer as nossas soluções? Temos certeza de que elas vão ajudá-lo na atualização médica! Entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário