4 formas de tornar a aula online mais atrativa

Total
0
Shares

Muitas mudanças significativas ocorreram com a pandemia. Uma delas foi trazer a realidade da aula online para as instituições de ensino, trazendo uma série de desafios para quem estava habituado com o ensino presencial.

Um dos principais é saber como tornar esse momento mais interessante para quem está acompanhando. Afinal, muitos não estavam habituados com esse formato e passam dificuldades para lidar com os conteúdos por meio de telas.

Contudo, essas mudanças virão para ficar. Por exemplo, pode ter certeza que a educação híbrida ganhará ainda mais força nos próximos anos. E os educadores deverão lidar com isso. Por isso, confira 4 formas de tornar a aula online mais atrativa e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

1. Foque no formato online

Um erro muito comum e que torna a aula online menos atrativa é tentar transpor a mesma dinâmica da sala de aula para o ambiente virtual. E isso é um grande erro! Afinal, são formas diferentes de aprendizado.

As demandas são diferentes, os formatos não são os mesmos. No ambiente físico, há uma sala de aula, quadro, o espaço é delimitado, há uma estrutura hierárquica verticalizada (professor fala e alunos respondem, ele em posição de destaque), enquanto a aula online é diferenciada neste ponto, no qual todos estão em igualdade de condições.

Além disso, o modelo tradicional não funciona para o formato de telas, o que pode ser altamente exaustivo para os alunos. Por isso, não deixe de adaptar para esse novo formato.

2. Incentive o debate entre os alunos

Uma forma de trazer uma aula online mais atrativa é incentivar o debate constante entre os alunos. Afinal, nesse ambiente, uma postura passiva pode trazer uma maior desmotivação por parte deles.

Lembre-se que no ambiente online, você estará disputando atenção com outras ferramentas que estão à mão deles, como redes sociais, aplicativos de conversação, entre outros. Por isso, para que eles permaneçam atentos, é fundamental que chame eles para a conversa.

Além disso, esse tipo de postura está em consonância com as metodologias ativas. Elas estão cada vez mais em voga e são fundamentais para trazer melhores resultados para seus processos educacionais.

aula online

3. Leve maior descontração

Lembre-se que você está entrando na casa dos seus alunos quando está realizando uma aula online. E, por isso, para eles, não há a diferenciação dos espaços, tal como acontece quando eles vão para a escola e reconhecem aquele como ambiente formal.

Por isso, uma das formas de trazer maior atenção e, assim, minimizar as chances de que eles fiquem entediados é ter a capacidade de passar o conteúdo de forma mais descontraída (claro, sem forçar a barra!). Então, que tal quebrar essa barreira entre aluno e professor e fazer uma roda de conversa com eles?

Além de trazer um maior engajamento, por meio da participação deles, é possível fazer uma maior aproximação entre você e eles. Mas faça isso como uma troca de ideias.

4. Ofereça conteúdo extra

Outra forma de tornar a aula online mais atrativa é sair apenas da exposição do conteúdo. Trazer itens extras é fundamental para que eles possam ir além e criarem a sua própria forma de aprendizagem (outro ponto fundamental para trazer as metodologias ativas para suas atividades educacionais).

Assim, algumas sugestões de conteúdos que podem ser interessantes são:

  • Livros;
  • Filmes;
  • Séries;
  • Entrevistas;
  • Podcasts;
  • Artigos de blogs que embasam o conteúdo, entre outros.

Tornar a aula online mais atrativa é fundamental para que seus alunos possam ter um processo educacional eficiente e, assim, não percam o aprendizado. Portanto, não deixe de aplicar essas questões, viu?

Quer mais dicas importantes para conseguir prender a atenção deles? Confira outro material imperdível que preparamos sobre o tema e tire suas dúvidas.

You May Also Like