Muitas mudanças significativas ocorreram com a pandemia. Uma delas foi trazer a realidade da aula online para as instituições de ensino, trazendo uma série de desafios para quem estava habituado com o ensino presencial.
Um dos principais é saber como tornar esse momento mais interessante para quem está acompanhando. Afinal, muitos não estavam habituados com esse formato e passam dificuldades para lidar com os conteúdos por meio de telas.
Contudo, essas mudanças virão para ficar. Por exemplo, pode ter certeza que a educação híbrida ganhará ainda mais força nos próximos anos. E os educadores deverão lidar com isso. Por isso, confira 4 formas de tornar a aula online mais atrativa e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
1. Foque no formato online
Um erro muito comum e que torna a aula online menos atrativa é tentar transpor a mesma dinâmica da sala de aula para o ambiente virtual. E isso é um grande erro! Afinal, são formas diferentes de aprendizado.
As demandas são diferentes, os formatos não são os mesmos. No ambiente físico, há uma sala de aula, quadro, o espaço é delimitado, há uma estrutura hierárquica verticalizada (professor fala e alunos respondem, ele em posição de destaque), enquanto a aula online é diferenciada neste ponto, no qual todos estão em igualdade de condições.
Além disso, o modelo tradicional não funciona para o formato de telas, o que pode ser altamente exaustivo para os alunos. Por isso, não deixe de adaptar para esse novo formato.
2. Incentive o debate entre os alunos
Uma forma de trazer uma aula online mais atrativa é incentivar o debate constante entre os alunos. Afinal, nesse ambiente, uma postura passiva pode trazer uma maior desmotivação por parte deles.
Lembre-se que no ambiente online, você estará disputando atenção com outras ferramentas que estão à mão deles, como redes sociais, aplicativos de conversação, entre outros. Por isso, para que eles permaneçam atentos, é fundamental que chame eles para a conversa.
Além disso, esse tipo de postura está em consonância com as metodologias ativas. Elas estão cada vez mais em voga e são fundamentais para trazer melhores resultados para seus processos educacionais.
3. Leve maior descontração
Lembre-se que você está entrando na casa dos seus alunos quando está realizando uma aula online. E, por isso, para eles, não há a diferenciação dos espaços, tal como acontece quando eles vão para a escola e reconhecem aquele como ambiente formal.
Por isso, uma das formas de trazer maior atenção e, assim, minimizar as chances de que eles fiquem entediados é ter a capacidade de passar o conteúdo de forma mais descontraída (claro, sem forçar a barra!). Então, que tal quebrar essa barreira entre aluno e professor e fazer uma roda de conversa com eles?
Além de trazer um maior engajamento, por meio da participação deles, é possível fazer uma maior aproximação entre você e eles. Mas faça isso como uma troca de ideias.
4. Ofereça conteúdo extra
Outra forma de tornar a aula online mais atrativa é sair apenas da exposição do conteúdo. Trazer itens extras é fundamental para que eles possam ir além e criarem a sua própria forma de aprendizagem (outro ponto fundamental para trazer as metodologias ativas para suas atividades educacionais).
Assim, algumas sugestões de conteúdos que podem ser interessantes são:
- Livros;
- Filmes;
- Séries;
- Entrevistas;
- Podcasts;
- Artigos de blogs que embasam o conteúdo, entre outros.
Tornar a aula online mais atrativa é fundamental para que seus alunos possam ter um processo educacional eficiente e, assim, não percam o aprendizado. Portanto, não deixe de aplicar essas questões, viu?
Quer mais dicas importantes para conseguir prender a atenção deles? Confira outro material imperdível que preparamos sobre o tema e tire suas dúvidas.