A saúde mental é um dos fatores que mais impactam a qualidade de vida de pessoas que trabalham ativamente, de acordo com o Instituto Ipsos, órgão especializado em pesquisas de mercado e opinião pública, nos último ano a taxa de controle emocional nos indivíduos que trabalham ativamente piorou cerca de 53%, comparado com 2019.
Em razão disso, é de suma importância que os profissionais que exerçam funções vinculadas à setores de trabalho, estejam preparados e munidos de informações, para aplicação de estratégias voltadas à saúde mental dos colaboradores.
O que é a Saúde Mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde mental está vinculada a capacidade pessoal de um indivíduo aplicar ações de autocuidado dentro do seu dia-a-dia, diminuindo potenciais estresses relacionados à vida, fazendo com que o mesmo torne-se mais produtivo, a fim de contribuir ao seu círculo social e comunidade.
Dentro do âmbito profissional, a Saúde Mental está ligada a capacidade de reconhecer potenciais causas para a perda do desempenho, sendo elas:
- Fadiga;
- Organização do trabalho;
- Chefia autoritária;
- Falta de comunicação da equipe;
- Exigência crescente no dia-a-dia do trabalho;
- entre outros.
O profissional responsável por cuidar da gestão das pessoas no âmbito trabalhista precisa ter o conhecimento necessário para antecipar potenciais problemas e aplicar ações que façam sentido para diminuir taxas de prejudicar a saúde mental dos colaboradores.
Qual a importância da Saúde Mental?
Um indivíduo com a saúde mental regulada é capaz de manter-se com a saúde estável, com os níveis de estresse regulados, e atribui a vantagem de à sua capacidade de execução de ações mais assertivas.
Sua regulagem pode ser atribuída a um bom convívio, uma vez que a pessoa com a saúde mental regulada, consegue por si só, aceitar e ajustar caso necessários a realidade externa, lidando de forma produtiva com sentimentos positivos ou negativos.
Importância da Saúde Mental no ambiente de trabalho.
A saúde mental afeta diretamente as instituições responsáveis pela contratação dos colaboradores, um profissional mentalmente saudável e feliz, possui mais chances de ter sucesso nas ações que se responsabiliza, contudo, se as empresas não possuem profissionais qualificados para lidar com incentivos, fica sujeita à:
- riscos de colaboradores com alta taxa de estresse e ansiedade, que podem tornar-se uma depressão;
- turnover, que é alta taxa de rotatividade de funcionários;
- aumento na frequência de falta dos colaboradores;
- perda da produtividade;
- clima organizacional ruim;
- erros frequentes nas atividades;
- possíveis consequências jurídicas;
- prejuízos no faturamento da empresa.
O impacto da falta da saúde mental dentro de uma empresa gera diversos fatores negativos à sua gestão e saúde, a antecipação dos problemas acima podem levar o profissional responsável a adotar ações preventivas com estratégias que preservam a saúde do colaborador e da empresa.
Aperfeiçoamento dos profissionais da área de Saúde Mental relacionada ao trabalho.
Hoje, no mercado, existem diversas fontes de conhecimento que levam os profissionais da saúde a identificarem potenciais problemas junto às corporações, assim como especializações voltadas também à gestão.
A Polis Cursos possui a Pós-Graduação em Saúde Mental no Trabalho, que leva em consideração diversas ações para profissionais da área da saúde, educação e serviço social aplicarem dentro de potenciais instituições. Conheça nossos cursos.