Qual a importância da medicina do trabalho para a empresa?

Qual a importância da medicina do trabalho para a empresa? É de conhecimento geral que um funcionário satisfeito e bem em relação ao corpo e à mente tende a produzir mais e com maior qualidade. Mas como garantir esse estado de bem estar dentro das organizações e empresas?
Total
0
Shares

É de conhecimento geral que um funcionário satisfeito e bem em relação ao corpo e à mente tende a produzir mais e com maior qualidade. Mas como garantir esse estado de bem estar dentro das organizações e empresas?

Pois bem, é por meio da medicina do trabalho que se identifica os fatores de risco e se cria um ambiente saudável e produtivo para todos. Além disso, uma empresa que investe em profissionais especializados na medicina do trabalho evita, também, problemas com a legislação trabalhista.

Isso porque existem diversas complicações jurídicas que a empresa pode enfrentar em caso do não cumprimento das principais normas que regem o ambiente organizacional.

Mas afinal, o que é a Medicina do Trabalho?

A medicina do trabalho é uma especialidade médica que atua nas relações entre a saúde do colaborador e suas atividades profissionais. Contudo, existe uma abrangência que vai muito além da prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho.

Esta área de estudos e trabalho visa promover a saúde e a segurança de forma mais ampla, dentro e fora do ambiente corporativo. Desta forma, são adotadas diversas ações para garantir a saúde dos indivíduos e, ao mesmo tempo, assegurar o equilíbrio na relação dos trabalhadores com sua ocupação.

Não é um custo, mas sim um investimento

As empresas não podem encarar a saúde e segurança do trabalho como um custo. Os acidentes do trabalho, além de serem onerosos com a ausência do trabalhador, geram muitos ônus tributários.

Ações de segurança e saúde do trabalho podem se transformar em um grande investimento com o objetivo de promoção e preservação da saúde e segurança do trabalhador, sendo os pilares da qualidade de vida dos colaboradores e do aumento da competitividade da empresa.

Neste caso, a produção é proporcional à satisfação e bem-estar dos colaboradores. As empresas que possuem tal mentalidade conseguem atingir metas ambiciosas mais rapidamente.

Funções do Médico do Trabalho

Para desenvolver a função, o profissional da saúde precisa, além da formação em medicina, compreender bem as relações do empregado com a empresa. A pós-graduação oferecida pela Pólis garante esse conhecimento amplo.

Algumas funções muito importantes são reconhecer sinais e sintomas das doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, estar sempre atualizado sobre os procedimentos legais e previdenciários, realizar atendimentos de emergência e mesmo os já conhecidos exames admissionais, periódicos e demissionais.

Por fim, a medicina do trabalho é uma área muito importante e a sua valorização traz benefícios tanto para os funcionários como para as empresas. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários e, para continuar por dentro dos assuntos de saúde, acompanhe o nosso blog!

You May Also Like