medicina do tráfego - Pólis Cursos

O que é o Fevereiro Roxo e Laranja? Conheça a data e entenda porque é tão importante

Total
0
Shares

No Brasil, o calendário de saúde é bem colorido. Escolhemos essas representações para nos lembrarmos das mais diversas doenças e causas que merecem a atenção e conscientização da população.

Em fevereiro, voltamos nossos olhares para as campanhas de combate e tratamento da  fibromialgia, do Alzheimer e do lúpus. Desde 2014, a cor escolhida para representar esse mês é o roxo.

Mas afinal, por que pensar nesses diagnósticos em conjunto? O motivo é que tais doenças são crônicas, ou seja, tem tratamento, mas não têm cura, e podem se manifestar em qualquer momento de nossas vidas.

Nesse sentido se apresenta o lema da campanha “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, reforçando a ideia de promover o bem-estar dos portadores dessas doenças.

E o Fevereiro Laranja, sobre o que se trata? Esta segunda cor foi escolhida para conscientizar a população sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia. 

Quer saber mais sobre estas doenças, seus sintomas e tratamento? Continue acompanhando este blog e se informe.

Alzheimer:

Esta doença é causada pela morte de células cerebrais, que se apresenta a partir da demência ou perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem. Mesmo antes do surgimento dos sintomas, a doença já pode estar em andamento, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Quais são os sintomas?

Dentre os sintomas mais comuns estão a perda de memória, a desorientação no tempo e espaço, a dificuldade em realizar tarefas do dia a dia, alteração de humor e comportamento, e problemas com a fala.

Qual o tratamento?

Hoje em dia as medicações existentes cumprem apenas o papel de aliviar os sintomas, atrasando a progressão da doença.

Fibromialgia:

A doença é caracterizada por dores generalizadas em todo o corpo, causadas por uma condição neurológica crônica. Além disso, os pacientes podem apresentar aumento de sensibilidade à dor. O desconforto causado pela doença pode acarretar transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Quais são os sintomas?

Dores em todo o corpo que perduram por mais de três meses são o primeiro alerta a surgir. Outros sintomas são: pontos dolorosos na musculatura, alteração do sono e fadiga, quadro de depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal e cognitivas, falta de memória ou concentração.

Qual o tratamento?

A especialidade que determinará o tratamento para a fibromialgia é o reumatologista. Ele conduzirá o paciente a tratamentos que aliviam os sintomas e controlem as dores, melhorando, assim, a qualidade de vida. Os mais utilizados são medicamentos, terapia ocupacional, atividade física, fisioterapia, alimentação anti-inflamatória e acupuntura.

Lúpus:

De forma bem simples, é quando o corpo “ataca” a si mesmo. Caracteriza-se por um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. Este “ataque” provoca  inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais afetadas, porém a doença pode atingir cérebro e coração.

Quais os sintomas?

O portador de Lúpus apresenta febre acima de 37,5ºC, manchas vermelhas na pele, dor muscular e rigidez. Além disso, pode desenvolver inchaço nas articulações, queda de cabelo, sensibilidade à luz e cansaço excessivo.

Qual o tratamento?

Aqui a forma de tratamento variará de acordo com o órgão atingido pela doença e a gravidade do estado do paciente. O Lúpus pode acarretar sintomas leves a graves, e os pacientes poderão necessitar de imunossupressores, como corticoides e outros. Algumas recomendações são feitas pelos médicos como uso de proteção solar, evitar uso de hormônios (estrógenos), prática de exercícios físicos e alimentação saudável 

Leucemia:

Com origem geralmente desconhecida, a leucemia é uma doença que afeta a produção de glóbulos brancos no corpo. Sua principal característica é o aumento de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Os quatro principais diagnósticos de leucemia são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Quais os sintomas?

O paciente apresenta febre, fadiga e fraqueza persistentes, infecções frequentes ou graves, perda de peso sem motivo aparente, nódulos linfáticos inchados, hemorragias ou hematomas recorrentes, além de dores nos ossos e nas articulações.

Qual o tratamento?

Nos casos agudos, o tratamento indicado é a quimioterapia, além do controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

You May Also Like