Medicina da Família: a construção de uma sociedade mais saudável

Uma sociedade saudável e com alta qualidade de vida é aquela que é bem cuidada em todas as situações do dia a dia. Adoecer não foge à regra, mas não é o único momento que merece atenção.
Total
0
Shares

Uma sociedade saudável e com alta qualidade de vida é aquela que é bem cuidada em todas as situações do dia a dia. Adoecer não foge à regra, mas não é o único momento que merece atenção.

A medicina da família é a peça chave para a construção de uma comunidade melhor. Por isso, vamos explicar melhor o que significa esse conceito e entender a sua importância em nossas vidas.

O que é a Medicina de Família?

A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade da saúde reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em que o médico atende os seus pacientes ao longo de suas vidas, independentemente de quais seja a sua idade, gênero ou quadro de doença.

Entre as funções realizadas pelo médico da família, destacam-se:

– Tratamento e prevenção de doenças;

– Promoção da saúde;

– Redução de danos na comunidade;

– Orientação sobre protocolos e medidas de saúde pública;

– Reabilitação de pacientes.

Além disso, o médico da família também é responsável por promover atividades em grupos e articulações comunitárias, em prol do bem-estar da população em geral. Desta forma, mais do que tratar e garantir a continuidade do cuidado, o profissional colabora com a organização política e social.

Pode-se dizer que uma das principais características da medicina da família consiste na aproximação do médico a seus pacientes. Essa prática é considerada benéfica, pois terá mais fácil acesso ao entendimento da doença, como o acesso ao histórico familiar e prevenção.

Qual a formação do médico de família?

Para ter formação como médico da família é preciso cursar a faculdade de Medicina e realizar residência médica de dois anos, ou  frequentar especialização e se submeter à prova de titulação.

A Medicina de Família e Comunidade está se fortalecendo cada vez mais e, ao longo dos anos, tem passado por algumas mudanças que demonstram o quanto essa especialidade é importante para todos.

Por essa razão, a formação de profissionais capacitados e voltados para o atendimento humanizado são diferenciais para os médicos de família, abrindo inúmeras oportunidades de carreira.

Mas afinal, qual a importância da Medicina da Família?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das dez principais ameaças à saúde global é justamente a falta de acesso à atenção primária. Sendo assim, a Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade extremamente importante, ainda mais em países como o Brasil, uma vez que os médicos de família atuam em casos de Atenção Primária à Saúde, com atuação junto às pessoas carentes e que precisam de cuidados continuados, levando em conta aspectos sociais, culturais e econômicos de cada região.

Nesta área, o profissional constrói uma relação de cuidado com o paciente, compreendendo o estilo de vida, os medos, as angústias, os desejos e sonhos de cada um. Dessa maneira, é possível propor ações para melhora da qualidade de vida, manutenção da saúde e promoção do bem-estar nas comunidades.

You May Also Like