Como está o fluxo de pacientes atendidos em seu negócio? Você consegue atender à demanda sem prejuízos? E a agenda? Apresenta horários ociosos? Essas são perguntas simples, mas importantes para entender o impacto de um cancelamento de consulta.
Uma das principais missões de um médico gestor é conseguir gerenciar o fluxo de pacientes. Horários ociosos não apenas retratam um menor faturamento para o negócio, mas também impedem que uma pessoa que espera por uma consulta seja atendida.
Então, garantir o fluxo não apenas contempla o aspecto financeiro, mas também demonstra profissionalismo e preocupação com os seus pacientes. Sendo assim, veja algumas dicas de como evitar o não comparecimento!
Mantenha os cadastros atualizados
Antigamente, a comunicação com os pacientes se restringia às ligações telefônicas. Com o avanço do tempo e das tecnologias, outros meios de contato ganharam a cena e não utilizá-los é um grande erro para uma instituição.
Sendo assim, não deixe de coletar dados básicos, como número do celular e e-mail, além de telefone fixo e endereço. Não se esqueça de também disponibilizar para os pacientes os meios para entrarem em contato com você, ressaltando, ainda, as redes sociais da clínica.
Envie lembretes para os seus pacientes
Partindo do pressuposto de que os dados cadastrais estão atualizados, você pode investir na comunicação para evitar o não comparecimento. É bem simples: basta enviar lembretes para os seus pacientes acerca da consulta.
Com um dia a dia tão agitado, nem sempre as pessoas se lembram de todos os compromissos marcados. Uma ação simples, como enviar um SMS ou um e-mail, pode lembrá-las da consulta e evitar um horário ocioso.
Ah, não se esqueça de reforçar a possibilidade de o paciente cancelar ou reagendar o horário, mas também deixe clara a necessidade de fazer isso em tempo hábil para o andamento da lista de espera.
Fortaleça a relação médico-paciente
Agora que o seu paciente já foi lembrado da consulta e compareceu, como fortalecer a relação entre vocês? Primeiramente, respeite o horário. A partir do momento que o profissional demonstra compromisso com a agenda, é mais provável que o paciente retribua o comprometimento.
Com o profissionalismo sendo destacado nos detalhes, desde o cuidado com o lembrete até o respeito com o horário agendado, sem dúvidas, a experiência do paciente será beneficiada. Uma pessoa satisfeita com o serviço tende a retornar e, assim, um paciente é fidelizado.
Aposte na tecnologia como aliada
Por último e não menos importante: invista na tecnologia. Todas as dicas dadas ao longo do texto são muito mais efetivas quando colocadas em prática por meio de um processo automatizado.
Um software de gestão, por exemplo, consegue armazenar os dados de cadastro do paciente de maneira mais prática que registros em papel. Além disso, também pode ser programado para o disparo de lembretes, sem requerer um funcionário para a ação.
Se você deseja realmente diminuir o cancelamento de consulta de maneira prática e efetiva, implemente todas as nossas dicas! Vale reforçar que um sistema de gerenciamento contempla uma série de processos que, antes, eram feitos apenas manualmente. Uma agenda digitalizada, o envio prático de lembretes e a gestão de uma lista de espera já conseguem beneficiar a experiência do paciente e ressaltar o profissionalismo do médico.
E você? Tem alguma outra dica para reduzir o cancelamento de consulta? Deixe nos comentários!