Aulas presenciais: ainda vale a pena essa escolha?

Total
0
Shares

Nos últimos anos de isolamento social a metodologia de ensino mudou drasticamente, estudantes e professores tiveram que se adaptar à realidade que as interferências externas colocou no dia-a-dia dos cidadãos. Com a volta da vida cotidiana, vem a dúvida em todos os estudantes: ainda vale a pena voltar ao ensino presencial? 

Existem diversos fatores que contribuem para que o ensino presencial seja valorizado e uma opção de escolha aos estudantes de plantão. Além dos benefícios para a saúde mental, a volta das aulas presenciais pode ser um ótimo ambiente para trocas entre pessoas da mesma área, fazendo com que os estudantes tenham a possibilidade de aumentar o seu know hall com os networks que a modalidade possui. 

O que especialistas da saúde falam sobre a volta às aulas presenciais? 

A modalidade de ensino presencial é considerada extremamente segura, e até mesmo atrasada, por especialistas da área da saúde e educação. Uma vez que o modelo de online dificulta a socialização, consequentemente, gerando diminuição da base de potenciais contatos no ramo profissional e troca entre as experiências de estudantes e alunos. 

Benefícios das aulas presenciais

No curso presencial os alunos possuem a vantagem do acompanhamento mais próximo dos professores quanto sua evolução. Este modelo de ensino soma-se muito a cursos livres, faculdades e cursos técnicos, pois os estudantes que optam por essa modalidade já estão habituados com a troca que existe na modalidade presencial.

Podemos encontrar diversos benefícios quanto ao estudo presencial, entre eles: 

  • Networking – interação direta entre aluno, professor e demais colegas de turma/profissão, que gera trocas em tempo real;
  • Dinâmica nas redes de contato;
  • Esclarecimento de potenciais dúvidas de forma direta;
  • Contato com profissionais atuantes do mercado de trabalho; 
  • Com horários e dias definidos, os estudantes ganham experiência em administrar o tempo, contribuindo ao seu desenvolvimento profissional. 

Desafios das aulas online x vantagens do modelo presencial.  

Quando um aluno faz a escolha da modalidade à distância, precisa ter consciência que o sucesso do seu estudo estará pautada em seu esforço pessoal, ou seja, foco, determinação e compromisso de encarar a dedicação aos estudos. 

Este é o maior desafio, que dentro da modalidade presencial sofre uma taxa de diminuição absurda por diversos fatores, uma vez que, com o auxílio de um professor, o estudante passa a ter suporte para organização e responsabilidade. 

Estudo presencial e carreira

Quem está no início da carreira profissional e faz a escolha de estudar dentro da modalidade presencial, está munido de vantagens, uma vez que este contato pode ser o responsável de alavancar seu conhecimento, e gerar oportunidades. 

A troca de conhecimento que acontece dentro da sala de aula, com interações dos alunos, professores e colegas de turma; discussões sobre o objeto de estudo com profissionais qualificados; e o planejamento para a execução de projetos relacionados aula, e ministrado pelos professores, faz com que os estudantes tenham mais sucesso em sua carreira, pois essas ações contribuem para aflorar o senso crítico e deixa o profissional apto a aceitar novas ideias. 

Estudo presencial é o melhor para você? 

As modalidades de estudo, seja à distância ou presencial, precisam estar relacionadas ao estilo de vida do estudante. Suas necessidades pessoais, perspectivas de futuro e planejamento para execução, precisam estar alinhadas com o objetivo final, para coleta de vantagens. 

Gostou de saber todas as vantagens da modalidade online? A Polis Cursos está com vagas abertas para cursos na modalidade presencial. Fale com um de nossos especialistas e conheça as vantagens de agregar à sua carreira.

You May Also Like