cirurgiões na sala de cirurgia

Anestesiologia: por que investir nessa carreira

Total
0
Shares

Muitas áreas na medicina são muito atrativas para o público. Por isso, o recém-formado na área precisa estar atento às principais possibilidades existentes para atuar, já que são diversos os ramos nos quais você pode atuar.

Por isso, é importante identificar quais são aquelas mais vantajosas e que possam trazer satisfação pessoal e sucesso profissional. Uma das mais interessantes é atuar como anestesista.

Quer saber os motivos pelos quais você deve investir em uma carreira em anestesiologia? Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Alta demanda

Um dos primeiros pontos que podemos destacar para entrar na área de anestesiologia são os benefícios do mercado. É um setor no qual há uma demanda constante de profissionais, principalmente, com o aumento dos centros cirúrgicos (e, consequentemente, dos procedimentos que exigem a presença de um profissional especializado nessa área).

Segundo a pesquisa Demografia Médica no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ainda temos uma distribuição muito irregular dos profissionais em todo o país. Assim, é muito comum que algumas regiões, por escassez de anestesistas, paguem valores maiores do que a média nacional, para atrair pessoas para esses locais.

Nos grandes centros a concorrência é maior, contudo, ainda é possível encontrar boas oportunidades para que os novos profissionais sejam absorvidos, já que constantemente novos hospitais e centros cirúrgicos surgem, gerando demanda por essas pessoas. Atualmente, as regiões que concentram maior número de profissionais são sul e sudeste.

anestesiologia

Versatilidade em subespecialidades

Outro ponto interessante para quem tem interesse em anestesiologia é a possibilidade de ter vários campos de atuação, já que ele pode se especializar em determinadas áreas, nas quais há maior demanda (é o caso, por exemplo, da anestesiologia cardíaca). Algumas possibilidades de subespecialidades são:

  • Anestesiologia obstétrica;
  • Anestesiologia cardiovascular;
  • Anestesiologia tóraco-pulmonar;
  • Anestesiologia pediátrica;
  • Anestesiologia neurocirúrgica;
  • Cuidados e terapia intensiva;
  • Anestesiologia em urgências, emergências e traumas;
  • Equipamentos e informática em anestesiologia;
  • Dor aguda e crônica, entre outras.

Assim, você pode optar, ainda, por tornar-se ainda mais diferenciado, realizando cursos de pós-graduação para este fim. Interessante, não é mesmo? Por exemplo, nós da Polis Cursos temos o curso de Pós-Graduação em Anestesia Cardiovascular e Torácica, para complementar seus conhecimentos e tornar-se ainda mais atrativo para o mercado da área.

Importância da área de anestesiologia

A anestesiologia tem um papel fundamental para a medicina, principalmente, nos cuidados hospitalares. Afinal, é por meio do seu trabalho que se pode oferecer um maior conforto para os procedimentos a serem realizados, garantindo redução e eliminação de dores sem comprometer a saúde e qualidade de vida para eles.

Assim, é uma área muito importante na promoção de um maior conforto durante a estadia nos hospitais. Por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, esses profissionais estavam lado a lado dos demais profissionais para realização de procedimentos de pequena complexidade para maior conforto dos pacientes, bem como são os responsáveis pela sedação para facilitar a ventilação mecânica por meio da intubação.

O profissional de anestesiologia, assim, tem responsabilidade com o paciente não só durante o procedimento, mas também deve acompanhar o caso no pré-operatório e pós-operatório. Isso é importante ter em mente antes de entrar na área.

Assim, você percebe que a anestesiologia é uma área com grande potencial de crescimento para a sua carreira, ao mesmo tempo em que cumpre um papel social muito importante, gerando realização pessoal. Por isso, não deixe de investir nessa área, caso se identifique com ela.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e leve-o para sua rede de amigos que também tenham interesse no tema.

You May Also Like