4 vantagens de ingressar na carreira de perícia médica

médico segurando um estetoscópio
4 minutos para ler

Você, recém-formado em medicina, sabe quais são todas as suas possibilidades de atuação? Algumas mais clássicas (como pediatria, oftalmologia, cardiologia, entre outras) são de conhecimento amplo, é verdade. Mas sabia que ainda há outros campos de atuação que podem ser interessantes para sua carreira?

Por exemplo, optar por uma carreira de perícia médica pode ser interessante e trazer uma série de benefícios para seu sucesso profissional. Continue lendo e veja 4 vantagens de investir nessa área. Boa leitura.

1. Mercado aquecido

Um dos principais pontos que evidenciam uma das vantagens de ingressar na carreira de perícia médica é o mercado aquecido. Afinal, atualmente, nós temos um grande déficit de peritos atuando no INSS, o que tem dificultado os processos previdenciários no Brasil.

Estima-se, por exemplo, que o déficit atual seja de 23 mil peritos no INSS e, assim, há a previsão de um novo concurso em 2022. Portanto, se você quer aproveitar esse momento para conseguir uma vaga, com o grande número de oportunidades que virá no próximo certame, é hora de começar a estudar, tanto para o certame, quanto para especializar-se na área de perícia médica. Assim, que tal começar uma pós-graduação na área o quanto antes?

perícia médica

2. Diversas possibilidades de atuação

Um profissional especializado em perícia médica pode atuar em diversas formas, principalmente, em três frentes específicas. São elas:

  • Perícia judicial: é solicitado um laudo técnico por um juiz um laudo técnico, de acordo com o processo legal existente, a fim de que isso contribua com um momento de litígio. Assim, muitos médicos que atuam com perícia judicial atuam na área trabalhista, previdenciária, contábil, entre outras. Normalmente atuam no diagnóstico de situações de insalubridade e periculosidade;
  • Perícia médico-legal: é a área que auxilia na solução e investigação de crimes, elaborando possíveis hipóteses para situações de crimes. Por meio de métodos laboratoriais, análise de vestígios vitais, o perito consegue indicar qual foi a provável causa da morte ou do crime realizado. São os profissionais que atuam no exame de corpo de delito, coleta de amostras biológicas e rastros que podem auxiliar a evidenciar um problema. Nesse campo atuam, também, os psiquiatras forenses;
  • Perícia administrativa: nesse caso, os peritos podem ser autônomos (como uma espécie de consultor), que avaliará os casos internos em empresas, evitando que possam ter complicações judiciais futuras. Por exemplo, um gestor pode contratar um perito desta natureza para avaliar se a empresa está ferindo alguma legislação sobre insalubridade ou periculosidade, por exemplo.

3. Boa remuneração

Independentemente da sua escolha por área de atuação, fato é que a perícia médica gera uma boa remuneração para os profissionais. Isso porque, dada a sua importância social, os valores pagos pela Administração Pública são bastante favoráveis e, nos casos de autônomos, o valor por consultoria também pode ser vantajoso.

4. Estabilidade

Como boa parte dos profissionais que atuam na perícia médica são servidores públicos, há a vantagem da estabilidade em sua carreira. Ou seja, se você preza isso como valor importante, essa é uma área interessante.

Isso porque, segundo a legislação vigente, o servidor público possui estabilidade como garantia de emprego, após a passagem do estágio probatório (que são os dois primeiros anos de exercício após a posse).

Achou interessante atuar no setor de perícia médica? Então não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais! Assim, outros colegas que tenham interesse poderão saber mais sobre o tema.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário