Como otimizar o estudo à distância? Confira nosso guia e tenha sucesso

Total
0
Shares

O estudo à distância, nosso já conhecido EAD, é um desafio para muitas pessoas, isso porque, além de ser realizado em casa, demanda muita motivação e comprometimento por parte do aluno. 

É claro que há diversos benefícios, como os valores e a autonomia em escolher quando e onde estudar. A vantagem maior é para aqueles que já trabalham e querem alavancar a carreira.

Contudo, essa flexibilidade de horários pode trazer certa confusão para a rotina dos estudantes. Mas não se preocupe. Reunimos aqui algumas dicas e orientações para melhorar seu desempenho no modelo EAD. Confira.

Monte sua agenda

Como você vai estudar por conta própria, ter um horário determinado para cada atividade é muito importante. Procure listar todos os seus compromissos diários para clarear sua mente e perceber em quais espaços de tempo você pode se dedicar. 

Na verdade, essa é uma das vantagens do EAD: controlar seus estudos conforme a sua rotina.

Não se esqueça das pausas

Pode parecer contraditório, mas parar de estudar também faz bem. Os momentos de descanso ajudam nosso cérebro a espairecer e, depois, retomar a concentração plena.

Não deixe pra depois

O famoso “procrastinar” pode ser um vilão na hora dos estudos, afinal, um de seus efeitos colaterais é o acúmulo de atividades em um curto espaço de tempo.  É importante encarar os estudos como um compromisso diário e não algo a ser postergado.

Pode perguntar

O processo de aprendizagem não é aquele em que tudo é perfeito, mas sim o que desperta dúvidas. É muito importante que, durante o estudo, você anote todas as suas dúvidas e as envie para o tutor da disciplina.

Estudar a distância não significa a falta de contato com os professores. Eles estarão sempre disponíveis para esclarecer eventuais pendências. 

Distração zero

Na hora de estudar, que tal deixar de lado as redes sociais? Essas distrações podem atrapalhar o seu foco e a sua capacidade de absorver o conteúdo. Mas, se precisar pesquisar algo na internet, não hesite e conte com essa ferramenta para te ajudar.

A tecnologia é sua aliada

Usada com sabedoria, a tecnologia pode te ajudar a ir mais longe. Além dos mecanismos de pesquisa, as redes sociais podem se transformar em excelentes meios de compartilharmos de experiências. Por meio delas é possível encontrar diversos posts de estudantes que dão dicas de estudos, contam suas rotinas, compartilham resumos com conteúdos, dicas de papelaria e métodos para estudar. Vale a pena tentar.

Seus estudos, seu espaço

Sim, é importante ter um espaço reservado para seus estudos. Deve ser um local calmo e tranquilo, sem distrações ou barulhos, bem iluminado que tenha uma cadeira confortável para que você mantenha sua postura na hora de estudar. Essa organização irá ajudar a manter a concentração e o foco.

Cuide do seu material on-line

Tenha um esquema de organização de seus documentos on-line. Crie pastas e categorias para te ajudar. Além de salvar na nuvem, tenha estes materiais em pen-drives ou na área de trabalho de seu computador, garantindo o acesso caso você tenha problemas com a internet em determinado momento.

Seja você

Não busque por um método milagroso de estudo, pois o que funciona para um, pode não funcionar para outro. A chave aqui é experimentar diversos estilos de aprendizagem e conhecer qual melhor se adapta a você e ao seu estilo de vida.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe com um amigo.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe os canais da Pólis.

You May Also Like