Pólis Cursos

Tecnologia na gestão financeira: como isso funciona?

Total
0
Shares

Hoje em dia é muito difícil encontrar um serviço que não esteja automatizado com alguma tecnologia. Até para encomendar um bolo caseiro você utiliza aplicativos de conversa, não é mesmo.

Fato é que não dá para fugir do uso da tecnologia. Aliás, ao invés de fugir, temos que utilizar essas novas ferramentas a nosso favor. No setor de gestão financeira, essa realidade se faz mais que necessária, afinal, é aproveitando a modernidade que geramos mais ganhos e melhor desempenho.

Mas você sabe o que é exatamente a tecnologia aplicada à gestão financeira? Continue a leitura e descubra.

O que é tecnologia de gestão financeira?

Calma, não é um bicho de sete cabeças. Esta aplicação pode ser definida como o conjunto de soluções que tem origem na transformação digital, e que contribuem com a otimização da gestão financeira de uma empresa, simplificando processos e melhorando os resultados.

A tecnologia aplicada à gestão financeira tem a capacidade de transformar as rotinas administrativas e operacionais, bem como as relações entre organizações e clientes. Essa realidade não é mais um diferencial, mas sim uma característica fundamental  para garantir a organização, visibilidade e controle das finanças, mantendo a competitividade e a alta performance no mercado. 

Como a tecnologia contribui com a gestão financeira?

São cinco contribuições principais: agilidade no processamento de informações, padronização de dados, simplicidade de acesso, otimização de tempo e minimização de erros. Já as vantagens vão muito além e, para se ter uma noção mais exata, separamos algumas delas para você conhecer. Confira:

Automação de ações repetitivas

Em pleno 2023, ninguém quer ficar horas trabalhando em relatórios e controles operacionais, não é mesmo? Nem estar suscetível a erros que gerem retrabalhos desnecessários. Para motivar os colaboradores, apostar na implementação de tecnologias é imprescindível.

Com esta aplicação na gestão financeira, muitos processos operacionais, como relatórios mensais, emissão de boletos e notas fiscais, gerenciamento de fluxo de caixa e conciliação bancária, são automatizados, diminuindo o tempo utilizado para esses processos e focando em outros projetos que tem o potencial de otimizar o negócio.

Melhor controle do fluxo de caixa

Vamos ser sinceros: não dá pra errar no controle das quantias recebidas e dos gastos. E uma boa plataforma de gestão financeira permite o controle mais rápido e seguro das entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Esta automação garante maior tranquilidade com relação a cobranças e pagamentos, podendo direcionar os recursos da empresa para investimentos inteligentes e estratégicos. 

Tomada de decisões mais assertiva

Transações financeiras não têm espaço para “talvez” ou “quem sabe”, afinal tais comportamentos podem ser muito perigosos para um negócio. Sendo assim, a aposta mais certa é a geração e análise de dados automatizadas garantindo movimentações e escolhas mais assertivas e eficazes, e gerando mais lucros.

Organização de processos e centralização de informações

Chega de papeizinhos espalhados, arquivos e imagens perdidos, planilhas sem sentido e tantos outros documentos que apenas atrapalham o bom andamento do dia a dia de uma empresa. 

A tecnologia aplicada à gestão financeira faz com que os processos sejam automatizados e que todos os envolvidos sigam os mesmos direcionamentos. Além disso, contribui com a organização, a padronização, e a diminuição de erros, acelerando a cadeia produtiva.

Redução de gastos

Sim, nós sabemos que esse tópico é de interesse geral, afinal, falar em aplicação de novas tecnologias é também falar em gastos. Contudo, essa automação deve ser considerada como um investimento a longo prazo, afinal, o objetivo desse direcionamento de recursos é justamente a redução de gastos. 

Com o controle das informações realizado pelos sistemas é possível fazer movimentações que impactem positivamente na lucratividade da empresa. Outro benefício é poder redirecionar a mão de obra, utilizada em atividades operacionais para funções analíticas e estratégicas, para trabalhos que melhorem os resultados do empreendimento.

E aí, gostou do tema desta semana? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse nossas redes.

Quer ter mais sucesso em sua carreira? Matricule-se hoje mesmo em nosso curso MBA Pólis em Finanças para Gestores de Negócios.